Lançado em: 17-02-2018

1º Domingo da Quaresma

Amados irmãos e irmãs, neste 1º Domingo da caminhada quaresmal, a liturgia nos apresenta na 1ª leitura, retirada do livro do Gênesis 9,8-15, a aliança que Deus fez a Noé. Tendo a Quaresma um sentido batismal, compreenderemos melhor a 1ª leitura em consonância a 2ª leitura, retirada do livro de 1 Pedro 3,18-22. São Pedro usa a arca de Noé como símbolo do Batismo. Deus através do dilúvio, purificou a humanidade pela água e salvou pela arca, o Batismo purifica e salva. Cada batizado está em aliança com Deus e dessa forma não irá ver a destruição.

A Quaresma é rica e cheia de significados, que nos possibilita conhecer a bondade de Deus, que faz de tudo para, salvar seu povo e nos orientam no processo de busca de conversão. A narrativa que retrata do dilúvio é de extrema beleza e desperta para a busca da purificação. A Igreja é representada pela arca de Noé e as águas que destroem o mundo representa a água do Batismo que lava o mal e proporciona vida nova.

No Evangelho de Mc1,12-15, o evangelista nos conta sobre a provação de Jesus, onde o mesmo é impelido pelo Espírito para o deserto, onde o deserto é lugar e tempo de decisões, optar por Deus ou pelo mal. E vemos em Jesus confirmar-se sua opção pelo projeto de Deus, onde o tentador buscava mudar a opção de Jesus e impedir os planos de Deus. Jesus venceu as tentações e com isso abre para cada um de nós a porta da vitória sobre o mal, onde vencer a tentação não é só uma vitória através dos meus esforços pessoais, mas correspondência ao Espírito. Com isso, Jesus encoraja-nos para enfrentar o tentador e jogá-lo nas águas que purificam.
Portanto, peçamos a graça do Senhor, para que vivendo bem este tempo quaresmal, possamos renovar nossa aliança com o Senhor que é nosso batismo e termos a confiança que nos momentos de provações, o Espírito do Senhor está conosco, nos guiando e sustentando.

 

 

 

 

 

Pintura da imagem de - SILVIO ZATTI ARTISTA PLASTICO

www.youtube.com/watch



ÚLTIMOS LANÇAMENTOS

Lançado em: 09-09-2018

23º domingo


Lançado em: 01-09-2018

22º Tempo Comum


Lançado em: 25-08-2018

21º domingo do tempo comum


Lançado em: 18-08-2018


Lançado em: 14-07-2018

15º Domingo do tempo Comum