Lançado em: 18-03-2018

5º Domingo da Quaresma.

Amados irmãos e irmãs, neste 5º Domingo da caminhada quaresmal, somos convidados a mais uma vez refletirmos sobre a promessa da Nova Aliança (Jr 31,31-34). “A antiga tinha sido rompida demasiadas vezes. Deus recorre ao último recurso: uma nova… Será diferente da anterior. A Lei não mais estará escrita em tábuas ou em rolos, mas no coração de cada um. E não mais precisarão de mestre, pois todos conhecerão Deus. Deus os toma para si, esquecendo seus pecados”.

Na 2ª leitura (Hb 5, 7-9), vemos Jesus como aquele que participa em tudo de nossa condição humana, exceto o pecado. Participa da agonia. Grita a Deus entre lágrimas, e é ouvido pelo Pai. Este o tira, não da morte, mas da angústia. Jesus sabe que Deus está com ele, ele o “aprendeu” (Hb 5,8). Jesus reconhece a vontade de Deus não como algo terrível, mas como glória, ou seja, como o íntimo de Deus, revelando-se no amor de seu Filho para todos: “Pai, glorifica teu nome” (12,28). Também nossa vocação na “nova Aliança” é: conhecer Deus de perto, do modo como Jesus o aprendeu.

O Evangelho (Jo 12,20-33) nos propõe Jesus Cristo como cumprimento dessa promessa. Chegou a “hora” – hora da glorificação de Cristo pelo Pai e do Pai por Cristo. “Conhecer Deus, seu modo de ser e de agir: “Se o grão de trigo não morre na terra, fica só; mas se morre, produz muito fruto”. Os exemplos da “lei do grão de trigo” são muitos, em nossos dias, na América Latina. Pois não foi só para Jesus que ela valeu. “Quem quer servir-me, siga-me, e onde eu estiver, ele também estará, e meu Pai o honrará”.
Nos aproximando do fim do tempo quaresmal, peçamos a graça do Senhor de sermos seus seguidores no caminho do calvário, suportando com coragem as dificuldades do seguimento, mas com firme esperança que a Glória futura está por vir. “Ao aproximar-nos da Semana Santa, descobrimos a arma com a qual Jesus venceu seu adversário: a obediência no amor até o fim”.



ÚLTIMOS LANÇAMENTOS

Lançado em: 21-04-2018

4º domingo da páscoa


Lançado em: 14-04-2018

3º Domingo da Páscoa


Lançado em: 07-04-2018

2º Domingo da Páscoa.


Lançado em: 24-03-2018

Domingo de ramos


Lançado em: 10-03-2018

IV domingo da quaresma