Lançado em: 10-01-2017

ESPIRITUALIDADE

Nos dias 22, 23 e 24 de maio de 2017, os Ministros Gerais: Marco Tasca, da Ordem dos Frades Menores Conventuais, Michael Perry, dos Franciscanos Observantes, e Mauro Jöhri, dos Franciscanos Capuchinhos estarão reunidos em Madrid, para dar um passo para a unidade da família franciscana.

O ano de 2017 será o ano de aniversário da Bula ITE VOS (1517), uma Bula que favoreceu uma separação dos “irmãos”. Por isso, as três ordens, no VII Congresso da Escola Superior de Estudos Franciscanos (ESEF), querem abordar esta temática.

Jesús Torrecilla, que coordena a Comunidade acadêmica ESEF, explica em comunicado que o encontro surgiu a partir de uma conversa com o Papa Francisco, no ano passado, que questionou os Ministros Gerais, em Assis. Ele disse "porque vocês ainda não estão unidos?". Os organizadores salientam que o clima atual favorece o diálogo inter-franciscano e que o espírito de família franciscana cria, cada vez mais, iniciativas nesse sentido do diálogo.

O congresso quer trazer uma reflexão espiritual da realidade de grupos franciscanos que aspiram e querem construir uma história comum, da família e da humanidade. Os Ministros Gerais afirmam: “queremos ser, de modo especial, os ministros irmãos que se ajudam. Isso nos torna realmente irmãos“.

“Não sabemos o que se passou ao longo dos séculos. Se os ministros criaram fatos pelas notícias, fotografias e informações para história, porém acreditamos que este evento trará à tona o que temos em comum, e será importante para criarmos uma perspectiva de uma caminhada comum”, finalizou Torrecilla.

Com informações e tradução da CCB/ESEF/Madrid - Frei João Carlos Romanini (Capuchinhos do RS) e Paulo Henrique (Assessoria de Comunicação dos Capuchinhos de SP)

Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB
Por Frei João Carlos Romanini (Conferência CCB)



ÚLTIMOS LANÇAMENTOS

Lançado em: 18-04-2017

Pureza do Coração


Lançado em: 11-04-2017

Ministros Gerais da Ordem Franciscana pedem ao Papa que irmãos leigos ocupem cargos de liderança


Lançado em: 01-04-2017

Penitência em Santa Clara


Lançado em: 01-04-2017

Penitência em Santa Clara


Lançado em: 15-03-2017

Devoção franciscana a Maria