Mosteiro Monte Alverne

Fundação:29/07/1985

Rua do Bancário, 1085 – Planalto
38413-147 – Uberlândia – MG
Tel.: (34) 3257-4289

Abadessa: Madre Maria da Consolação, osc

O título: Mosteiro Monte Alverne foi escolhido em honra de nosso Pai São Francisco e em busca da mística do Monte Alverne. Esta Fundação originou-se do Mosteiro Santa Clara de Belo Horizonte. Após dois anos de preparação, no dia 29 de julho de 1985, a diocese de Uberlândia, Minas gerais, os Franciscanos da Itália e do Brasil, a Ordem Franciscana Secular, o povo das comunidades periféricas, receberam com alegria e esperança as seis Fundadoras. Elas vieram com grande espírito de amor evangélico e missionário e oração contínua. O ato teve seu auge na Celebração Eucarística sob a presidência do Monsenhor Antônio Afonso, Vigário Geral da Diocese.

As Fundadoras: Madre Maria Francisca das Cinco Chagas, Irmã Maria da Consolação, Irmã Maria da Eucaristia , Irmã Maria Lúcia da Imaculada , Irmã Maria Coleta de Jesus Crucificado e Irmã Maria Célia da Paz.
Residimos primeiramente na Casa Paroquial da Igreja do Espírito Santo. A 13 de janeiro de 1986 realizou-se a inauguração do Mosteiro Monte Alverne e o fechamento da clausura.

O Mosteiro é inserido e comprometido com o povo local, em sua pobreza e busca de justiça. Nos empenhamos em ser sinal e em ser irmãs para esse povo, pela vida contemplativa, pela partilha, no servir, no partir o pão.
O Mosteiro mãe, de Belo Horizonte nos têm acompanhado e auxiliado. Nunca deixou de enviar Irmãs quando necessitamos de reforço. Temos muita gratidão para com nossa Federação Sagrada família, pois grande é a fraternidade que circula entre os Mosteiros.

A construção de nosso Mosteiro foi realizada pelos nossos Irmãos Franciscanos da Província Salernitano-Lucana, da Itália, auxiliados pela Ordem Franciscana Secular da Itália e do Triângulo Mineiro. Estamos sob a jurisdição dos franciscanos
A 13 de janeiro de 1990 foram realizadas as primeiras eleições canônicas, sendo eleita para Abadessa Irmã Maria da Consolação, em substituição à Madre Fundadora, Madre Maria Francisca das Cinco Chagas. Em 1997 recorremos à ajuda da Federação para obtermos o serviço de uma Madre entre nós, na pessoa de Irmã Maria verônica da Sagrada face, do Mosteiro de Lages, e obtivemos.

 

 



 

 


NOSSOS MOSTEIROS

Mosteiro Santa Clara - Sede da Federação Sagrada Família


Mosteiro Nossa Senhora dos Anjos da porciúncula


Mosteiro Santa Clara - BH


Mosteiro Santa Clara - PB


Mosteiro São Damião


Mosteiro Nazaré


Mosteiro da Sagrada Face e da Reparação


Mosteiro Nossa Senhora de Guadalupe


Mosteiro Santa Clara - Nova Iguaçu


Mosteiro Santíssima Trindade


Mosteiro Santíssimo Sacramento


Mosteiro Mater Christi


Mosteiro Fraternidade São Francisco de Assis


Mosteiro Maria Imaculada


Mosteiro Santa Clara de Deus Trino


Mosteiro Santa Maria dos Anjos


Mosteiro Imaculada Conceição da Mãe de Deus


Mosteiro Nossa Senhora das Alegrias


Mosteiro Mãe da Providência