Lançado em: 29-09-2017

SANTOS ARCANJOS MIGUEL, GABRIEL E RAFAEL

Hoje, em comunhão com toda a Igreja, celebramos a festa dos Arcanjos São Miguel, Gabriel e Rafael. Mas o que são os anjos? O nome anjo, deriva do latim “ângelus”, que quer dizer mensageiro. O termo Arcanjo, tem duas raízes, e refere-se ao grego "arché" princípio, começo, e "angelos". O termo está ligado a uma posição de hierarquia entre os anjos. Nas sagradas Escrituras, a presença dos anjos é indispensável. É preciso saber, porém, que a palavra anjo indica o ofício, não a natureza. Pois estes santos espíritos da pátria celeste são sempre espíritos, mas nem sempre podem ser chamados anjos, pois somente são anjos quando por eles é feito algum anúncio. Aqueles que anunciam fatos menores são ditos anjos; os que levam as maiores notícias, arcanjos.
Miguel, que quer dizer "quem como Deus", está num sentido interrogativo. É citado no livro de Daniel que o refere a um dos primeiros príncipes. No Apocalipse também encontramos alguns relatos de sua presença, onde há uma guerra em que, Miguel, sendo o mais forte, derrota Satã. Há inúmeras descrições a respeito deste Anjo, como sendo poderoso e grande combatedor do mal.

Gabriel em alguns termos, poderia se dizer "homem forte de Deus", mas é tido como o mensageiro, aquele que leva a boa nova, que anda na presença de Deus e comunica sua mensagem. Vemos claramente a sua importância ao anunciar o nascimento de Jesus, no Evangelho segundo Lucas 1,19.

Rafael, em hebraico quer dizer "Deus cura". Considerado o portador das curas divinas, é citado no Antigo Testamento no livro de Tobias.

No Catecismo da Igreja Católica os anjos, pela sua existência, são denominados seres espirituais, não corporais, que a Sagrada Escritura chama habitualmente de anjos, é uma verdade de fé [328]. Os anjos são criaturas espirituais que glorificam a Deus sem cessar e servem a seus desígnios salvíficos em relação às demais criaturas 350. Os anjos cercam Cristo, seu Senhor e o servem, particularmente, no cumprimento de sua missão salvífica para com os homens 351. A Igreja venera os anjos que ajudam em sua peregrinação terrestre e protegem cada ser humano352.

Desde pequenos, muitos de nós aprendemos a rezar pedindo o auxílio dos anjos. Por isso, com muita gratidão a Deus gostaríamos de recordá-los, pela sua importância em nossa caminhada cristã, a fim de que tenhamos sempre força para superar as tentações, e as dificuldades que nos sobrevêm a cada dia.

São Miguel Arcanjo, defendei-nos no combate, sede o nosso refúgio contra as maldades e ciladas do demônio. Ordene-lhe Deus, instantemente o pedimos, e vós, príncipe da milícia celeste, pela virtude divina, precipitai no inferno a satanás e a todos os espíritos malignos, que andam pelo mundo para perder as almas. Amém

Ó glorioso arcanjo São Gabriel, chamado fortaleza de Deus, príncipe excelentíssimo entre os espíritos angélicos, embaixador do Altíssimo que merecestes ser o escolhido para anunciar à Santíssima Virgem a encarnação do divino Verbo em suas puríssimas entranhas. Nós te suplicamos, roga a Deus por nós, pobres pecadores, para que conhecendo e adorando esse inefável mistério, consigamos gozar do fruto da divina redenção na glória celestial. Amém

Fica conosco, ó Arcanjo Rafael, chamado “Medicina de Deus”, afastai para longe de nós as doenças do corpo, da alma e do espírito e trazei-nos saúde e toda a plenitude de vida prometida por Nosso Senhor Jesus Cristo. Amém.



ÚLTIMOS LANÇAMENTOS

Lançado em: 17-10-2017

As lições de Aparecida


Lançado em: 14-10-2017

Papa Francisco Canoniza Mártires brasileiros


Lançado em: 12-10-2017

“Não se deixem vencer pelo desânimo!”, Mensagem do Papa Francisco


Lançado em: 12-10-2017

NOSSA SENHORA APARECIDA


Lançado em: 08-10-2017

Papa Francisco concede terceira Rosa de Ouro ao Santuário Nacional