Lançado em: 26-03-2018

A Cruz de Nosso Senhor

Como entender a Cruz de Jesus de Cristo em uma realidade de tanto sofrimento? A Cruz é o símbolo da salvação, como também símbolo da entrega. Pela Cruz, o Cristão faz uma entrega perfeita e pura a Deus de toda sua vida.
A veneração da Cruz já é proposta pela Igreja na Sexta Feira da Paixão, dia da morte de Jesus sobre a Cruz, por ocasião do ofício da Paixão à noite. Essa Cruz que se venera nesse dia, é a Cruz do sofrimento, porque essa Cruz é a recapitulação de todo os suplícios que Cristo suportou pela humanidade. Ela revela cada homem e mulher que está fechado no seu egoísmo, e principalmente na ausência do amor.
Ao contemplar a Cruz, os seguidores e seguidoras de Jesus enxergavam o verdadeiro eu que tenta a todo o momento fugir de seu compromisso de transformar o mundo por meio do amor de Cristo que mostrou o verdadeiro sentido da entrega e o amor a Deus.
A Cruz é o sinal de salvação, por isso, a importância de venerar a Cruz com respeito, amor e esperança. Também, ela oferece a graça do perdão. Deus veio à terra para reconciliar com os homens e lhes mostrar que a morte não é invencível. O amor é mais forte do que a morte.
Para entender melhor o sentido da Cruz, André de Críte (660-740), afirma que a Cruz é ao mesmo tempo o sofrimento e o troféu de Deus. É seu sofrimento porque foi nela que ele morreu voluntariamente; ela é seu troféu porque o diabo foi ferido e vencido, e a morte foi vencida com ele; os ferrolhos do Inferno foram quebrados e a Cruz se tornou a salvação do mundo inteiro. A Cruz é chamada a glória de Cristo e sua exaltação, mas ela é também a exaltação de todos os suplícios que Cristo suportou por todos os crentes.

Pesquisado e escrito por Frei Fernando de Araújo,OFM,conv.
Perguntas

 

foto da publicação de frei Fernado Araujo



ÚLTIMOS LANÇAMENTOS

Lançado em: 21-04-2018

Mensagem do Papa Francisco para o 55º dia mundial de oração para as vocações


Lançado em: 20-04-2018

Coletiva: mensagem sobre eleições e balanço sobre tema central em destaque


Lançado em: 18-04-2018

Vaticano: Papa reafirma apoio às famílias de Alfie Evans e Vincent Lambert, que médicos querem desligar das máquinas


Lançado em: 14-04-2018

4º dia da Assembleia Geral da CNBB: hoje o retiro espiritual


Lançado em: 12-04-2018

56 ª Assembleia Geral da CNBB