Lançado em: 04-09-2018

Frei Roberto Genuin é o novo Superior Geral dos frades capuchinhos

O novo Superior Geral, frei Genuin, é italiano e tem 50 anos. Os capuchinhos estavam reunidos no Capítulo Geral em Roma desde 27 de agosto.
Desde a manhã desta segunda-feira, 3 de setembro de 2018, os Frades Menores Capuchinhos têm novo Superior Geral, na pessoa do frei Roberto Genuin, de cinquenta anos, da Falcade (BL).
Eleito no primeiro escrutínio com 101 votos dos 188 Frades capitulares de todo o mundo, representando os mais de dez mil religiosos espalhados pelos cinco continentes, ele reabre, após 24 anos, a série de Padres Gerais capuchinhos italianos.
Roberto é formado na Pontifícia Universidade Lateranense, Summa cum laude, foi diversas vezes Superior local. Professor, e por nove anos ministro provincial do Triveneto. A atualmente era Superior do convento de Rovereto (TN). Depois de ter participado duas vezes nos Capítulos Gerais, está agora à frente da Ordem pelos próximos seis anos.
Sobre o Capítulo
“Aprendei de mim… e encontrareis” é o tema do 85º Capítulo Geral dos Frades Menores Capuchinhos que começou na segunda-feira (27/08) e segue até dia 6 de setembro no Colégio Internacional São Lourenço de Bríndisi em Roma.
“Debate aberto, sereno e apaixonado”
“O tema deste ano – explica frei Mauro, ex-Ministro Geral dos Frades Menores Capuchinhos – é a Ratio Formationis: como introduzir os outros à nossa vida. A formação deve levar o formando ao coração do Evangelho, isto é, aprender com o Mestre que chama, o que significa lavar os pés uns dos outros. É importante que os frades sejam provenientes de todas as partes do mundo e se concentrem nesse tema e que respeitem o carisma e a cultura uns dos outros. Espero que o Capítulo seja um longo debate aberto, sereno e apaixonado sobre um tema que hoje é muito importante para nós e que marcará o futuro da Ordem”.
Para a ocasião o setor de comunicações organizou um catálogo com fotos, nome e sobrenome, função e proveniência de cada frade, além de uma parte dedicada aos momentos mais importantes do Capítulo, do relatório do ministro geral aos debates para a escolha de alguns temas particulares. Também deverão ser resolvidas algumas questões jurídicas.

 



ÚLTIMOS LANÇAMENTOS

Lançado em: 20-09-2018

SANTO ANDRÉ KIM TAEGON E COMPANHEIROS


Lançado em: 16-09-2018

Os estigmas de São Francisco por Dom Laurence Freeman


Lançado em: 15-09-2018

Nossa Senhora das Dores


Lançado em: 14-09-2018

O que significa a festa da Exaltação da Santa Cruz?


Lançado em: 14-09-2018

Exaltação da Santa Cruz