
Lançado em: 02-02-2019
"Onde estão os consagrados sempre há alegria!"
“A vida consagrada profetiza valores que são perenes na sociedade, mas que precisam ser recuperados”: palavras do Prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, Cardeal João Braz de Aviz.
São João Paulo II institui o Dia Mundial da Vida Consagrada na data em que a Igreja festeja a Apresentação do Senhor ao Templo, no dia 2 de fevereiro.
Este ano, celebra-se a 23ª edição deste Dia. O Papa Francisco preside à Santa Missa na Basílica Vaticana, concelebrada por Dom João.
Em entrevista à Rádio Vaticano/Vatican News, o Cardeal brasileiro fala dos motivos que a Igreja tem para agradecer a missão dos religiosos e religiosas.
“Os motivos para agradecer estão sobretudo neste movimento que vai acentuando no meio dessa grande crise da vida consagrada, ligada de modo particular a essa mudança de época. Tudo isso tem provocado uma revisão profunda em muitas comunidades: renovação de constituições, o testemunho mais comunitário, o empenho mais concreto com os pobres.”
Dom João recorda que uma das características dos religiosos são as obras de misericórdia, onde estão as necessidades da humanidade, muitas vezes deixando de lado os interesses pessoais.
“Temos motivos para agradecer no sentido que este processo de renovação, ajudados pelo Evangelho, pela palavra de Francisco, está continuando, esta caminhando. A vida consagrada, o Papa recorda, profetiza valores que são perenes na sociedade, mas que precisam ser recuperados.”
Bianca Fraccalvieri – Cidade do Vaticano
Neste dia 2 de fevereiro, a Igreja celebra a Apresentação de Jesus no Templo, quando se realizou o encontro com Simeão e Ana, o qual se entende como o encontro do Senhor com o seu povo, e também aconteceu o ritual de purificação da Virgem Maria.
Naquela época, quando nascia o primogênito, era levado após quarenta dias ao Templo para sua apresentação, como descreve a Lei de Moisés. Assim, desde o nascimento do Verbo encarnado, em 25 de dezembro, até 2 de fevereiro, José e Maria cumpriram o tempo e levaram o menino para se consagrar.
O Evangelho de São Lucas relata: “Quando se completaram os dias para a purificação da mãe e do filho, conforme a lei de Moisés, Maria e José levaram Jesus a Jerusalém, a fim de apresentá-lo ao Senhor” (Lc 2,22).
Ao chegar ao Templo, eles encontraram Simeão, a quem o Espírito Santo havia prometido que não morreria antes de ver o Salvador do mundo, e foi o Espírito que disse ao profeta que aquele menino era o Redentor e Salvador da humanidade.
Após tomar o menino nos braços e bendizer ao Senhor, o profeta disse à Maria: “Este menino vai ser causa tanto de queda como de reerguimento para muitos em Israel. Ele será um sinal de contradição. Assim serão revelados os pensamentos de muitos corações. Quanto a ti, uma espada te traspassará a alma” (Lc 2,34-35).
Também neste dia, encontrava-se no Templo a filha de Fanuel, da tribo de Aser, chamada Ana, de idade já avançada. Ana ficou viúva sete anos depois de ter se casado e assim permaneceu até 84 anos de idade. Ficava dia e noite no Templo servindo a Deus e oferecia jejum e oração. Ao ver a criança, Ana louvou a Deus e faloudo menino a todos os que esperavam a redenção de Jerusalém.
Neste dia, a Igreja recorda também o Dia Mundial da Vida Consagrada. Ao celebrar esta festa em 2014, o Papa Francisco convidou, “à luz desta cena evangélica, a considerar a vida consagrada como um encontro com Cristo: é Ele que vem até nós, trazido por Maria e José, e somos nós que vamos até Ele, guiados pelo Espírito Santo. Mas no centro está Ele. É Ele que move tudo, é Ele que atrai ao Templo, à Igreja, onde podemos encontrá-lo, reconhecê-lo, recebê-lo e também abraçá-lo”.
ÚLTIMOS LANÇAMENTOS
Lançado em: 21-02-2019 |
|
![]() |
Nota de Falecimento |
Lançado em: 20-02-2019 |
|
![]() |
Papa:Somos eternos Mendigos do amor |
Lançado em: 20-02-2019 |
|
![]() |
Celebramos Santos Francisco e Jacinta Marto |
Lançado em: 19-02-2019 |
|
![]() |
Dom Itamar Vian fala das causas da depressão |
Lançado em: 17-02-2019 |
|
![]() |
Sexto domingo do tempo comum - A esperança vem de Deus |

ESCRITOS DE SÃO FRANCISCO

...considera, ó homem, a que excelência te elevou o Senhor, criando - te e formando - te segundo o corpo à imagem do seu dileto Filho e, segundo o espÃrito, à sua própri a semelhança. Entretanto, as criaturas todas que estão debaixo do céu, a seu modo, servem e conhecem e obedecem ao seu Criador melhor do que tu. não foram tampouco os espÃritos malignos que o crucificaram, mas tu em aliança com eles o crucificaste e o crucificas ainda, quando te deleitas em vÃcios e pecados. De que, então, podes gloriar - te?
ESCRITOS DE SANTA CLARA

Não raras vezes, como ensina a história, a fama das grandes almas contemplativas ultrapas sa os muros dos claustros e, fazendo repercutir no mundo e na Igreja silenciosas experiê n cias mÃsticas, chega a marcar, por vezes de maneira indelével, o ritmo e o rumo do tempo em que viveram.
OBRAS COMPLETAS DE SÃO FRANCISCO

Quero contar a vida e os feitos de nosso bem - aventurado pai Francisco. Quero fazê - lo com devoção, guiado pela ve rdade e em ordem, porque ninguém se lembra completamente de tudo que ele fez e ensinou.