Lançado em: 17-10-2019

Exortação Apostólica do Sumo Pontífice Francisco Evangelli Gaudium

A Alegria do Evangelho

 

A exortação apostólica do Papa Francisco Evangelli Gaudium, apresenta o anuncio do Evangelho nos dias de hoje. A carta inicia apontando o grande risco do mundo atua, com sua múltipla e avassaladora oferta do consumo, é a tristeza individualista que brota do coração comodista e mesquinho, da busca desordenada dos prazeres superficiais, da consciência isolada. Quando a vida interior se fecha nos próprios interesses, deixa de haver espaço para os outros, já não estram os pobres, não se ouve a voz de Deus, não se goza da doce alegria do seu amor, nem fervilha o entusiasmo de fazer o bem.

O papa convida os cristãos a entender o verdadeiro sentido da pascoa, pois como o documenta apresenta, têm cristãos que parecem ter escolhido viver uma Quaresma sem páscoa. A páscoa conduz todos para uma nova realidade a partir da ação do Cristo.
Também apresenta que frequentemente, sob a forma de desocupas e queixas, como se inúmeras condições fossem necessários para ser possível a alegria. O papa, a todo o momento pede para não perder a alegria de evangelizar e revolucionar o mundo com a teologia da ternura praticada por Jesus.

Citando o papa emérito Bento XVl, afirma que ao início do ser cristão, não há uma decisão ética ou uma grande ideia, mas um encontro com um acontecimento com uma pessoa que dá a vida um novo horizonte e, desta forma, o rumo decisivo. Por isso, quem deseja viver com dignidade e em plenitude não tem outro caminho se não reconhecer o outro e buscar o seu bem.
Jesus, é o primeiro e o maior evangelizador. Em qualquer forma de Evangelho, o primado é sempre de Deus, que quis chama-nos para cooperar com Ele e impeli-nos com a força do seu Espírito. Para um maior proveito do documento, foi dividido em temáticas que ajudaram na reflexão para esse novo ardor evangelizador. O primeiro capítulo trata da questão da transformação missionário da Igreja.

No segundo, a crise no compromisso comunitário, o terceiro o anuncio do Evangelho, o quarto a dimensão social da evangelização e o ultimo o capítulo, evangelizadores com espírito.
O objetivo central dessa exortação é convidar cada comunidade, cada cristão para discernir qual é o caminho que o Senhor lhe pede, mas tendo em mente o convite para aceitar o chamado e sair da própria comodidade e ter a coragem de alcançar todas as periferias que precisam da luz do Evangelho.

Pesquisado e escrito por Frei Fernando de Araújo,OFMconv.



ÚLTIMOS LANÇAMENTOS

Lançado em: 16-11-2019

A princesa entre os pobres


Lançado em: 09-11-2019

Festa da Basílica São João do Latrão


Lançado em: 08-11-2019

Catequese de Bento XVI sobre o Beato João Duns Scotus


Lançado em: 05-11-2019

Os votos são fontes de libertação para poder amar a Deus e ao próximo radicalmente


Lançado em: 31-10-2019

Novo Governo da Federação Sagrada Família – Irs Clarissas