Lançado em: 09-01-2020

O Nosso Natal

No dia 23 de Outubro, iniciamos os preparativos para o Natal do Senhor, com a meditação do Tercinho do Menino Jesus.  

O Tempo do Advento

Aos poucos, fomos nos despedindo do Ano Litúrgico de 2019, para então nos prepararmos com o Tempo do Advento para a vinda do Senhor. Na Capela e no Coro, foram colocadas as coroas do Advento, onde era acesa uma vela nas orações de Laudes e Vésperas, à espera de Jesus. No claustro, foi colocado uma grande árvore natalina para receber os enfeites que cada Irmã ofertava a Jesus: orações, sacrifícios, etc... 

 No primeiro Domingo do Advento, ocorreu o sorteio dos dias de retiro para cada Irmã e da ‘peça do enxoval’ que o Menino Jesus gostaria que preparássemos. Aos poucos, nos locais de trabalho, nas celas e corredores, foram sendo confeccionados os presépios, em cada um, refletíamos a pobreza, tão amada pela Sagrada Família e por nossosSeráficos Pais. Dia 16 de Dezembro, deu-se início à Novena de Natal, onde em Comunidade, tivemos lugar também para a partilha fraterna. No refeitório, tínhamos preparado para cada dia, obséquios, que então íamos compondo o enxovalzinho para oferecer ao Menino Jesus. 

 

Visita do Bispo São Nicolau – 6 de Dezembro 

  

Na Véspera, nossa Reverenda Madre comunicou às Irmãs Professas que seria feito uma surpresa ao Noviciado. Eis como: Seria comunicado às Irmãs do Noviciado que nosso Bispo Emérito, Dom Luciano, viria acompanhar um outro Bispo para confessar as Irmãs do Noviciado e que ao toque do sino, todas deveriam se dirigir prontamente à porta principal da Clausura para recepcionar os Senhores Bispos. Concluída a meditação da Novena da Imaculada do dia 06, a campainha tocou e a Irmã Porteira foi atender e voltou com a notícia de que a visita tinha acabado de chegar... Toda a Comunidade se dirigiu à porta para receber os Bispos e então, eis a grande surpresa: nossa Irmã Vigária e Mestra do Noviciado, Irmã Maria de Fátima, surge com vestes de Bispo, com longa barba e cabelos grisalhos saudando a cada Irmã com tanta alegria e mais... vinha com presentes para o Noviciado e para as Irmãs, colocados numa bicicleta. A surpresa foi total! Umas diziam... “Vejam, vejam, me preparei para a visita do Bispo que viria para confessar... e afinal é São Nicolau!?” E a alegria tomou conta de todas as Irmãs...

 

8 de Dezembro – Solenidade da Imaculada Conceição

A solenidade da Imaculada Conceição foi vivida com grande alegria em nossa Comunidade. Comemoramos o Onomástico de nossa querida Irmã Conceição, e tivemos as homenagens e a festinha, no Refeitório. A Santa Missa foi presidida pelo nosso Bispo Emérito, Dom Luciano, CRL. À noite, tivemos agradável recreio no claustro, com a apresentação de  dança de ‘Irmã Inocência’, representada pela nossa Ir. Juliana. 

 

Solenidade do Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo

No dia 23, antes do Ofício de Completas, houve a cerimônia do ‘Agasalho’, em que as Irmãs, percorrendo os corredores da casa, recordaram e reviveram as dificuldades que passaram José e Maria quando José foi a Belém para alistar-se com Maria e não encontraram lugar na hospedaria. Dia, 24, antes do Ofício das Vésperas, cantou-se o Martirológio de Nosso Senhor Jesus (a Calenda de Natal).

 

Noite de Natal

Com nossa Capela repleta, deu-se início à Santa Missa às 18h, sob a presidência de nosso Pe. Félix. Momento emocionante foi ao som da Música Alleluia, as crianças representando anjinhos, levaram até o Presépio a imagem do Menino Jesus, Recém-Nascido. Após a Missa, fomos ao Refeitório para nossa singela confraternização de Natal, com imenso júbilo pelo Nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo.

 

Dia de Natal – Onomástico de nossa Irmã Josefa Maria do Menino Jesus

Tivemos a Santa Missa presidida por nosso Pe. Wellington, às 10h. Após a Oração de Tércia, fomos ao refeitório para a saudação à nossa Ir. Josefa, pela comemoração de seu Onomástico. 

 

Vestição do Menino Jesus

Antes do almoço, nos reunimos para a cerimônia de Vestição do Menino Jesus, ato este que Madre Virgínia Brites da Paixão, religiosa da nossa Ordem e nossas primeiras fundadoras, celebravam com imensa devoção. Cada peça, é precedida por um versinho e após o momento da Vestição, cada Irmã passa alguns instantes em breve colóquio com o Menino Jesus. 

“Vinde cá para os meus braços, meu Deus, meu amor perfeito, relicário da minh’alma, rica joia do meu peito.”

 

Visita aos Presépios

  

   

Terminada as II Vésperas do Natal, a Comunidade percorreu com grande entusiasmo, os locais onde estavam os presépios, com cantos natalinos acompanhado com instrumentos musicais. Cada presépio nos ajudou a meditar o Mistério da Encarnação e da Pobreza Evangélica que tanto nossos Seráficos Pais contemplaram. Nossa querida Madre anunciou à mesa que teríamos duas semanas de descanso para recobrarmos as forças para melhor servirmos ao Senhor e estarmos mais disponíveis para a oração e intimidade com o Divino Esposo, e também uma saudável recreação e apreciação de filmes propícios, contendo mensagens edificantes.

 

27 de Dezembro

Neste dia tão especial de São João, Evangelista, nossa Comunidade se alegrou pela Renovação dos Votos de nossa Ir. Fernanda e o Aniversário Natalício de nossa noviça Irmã Maria Juliana.

 

Na festa da Sagrada Família, dia 29, a Santa Missa foi presidida pelo nosso Bispo Emérito, Dom Luciano Bergamim, CRL às 10h que a seguir, almoçou conosco. Rezamos também neste dia, de modo especial, pela nossa Federação da Sagrada Família e por todas as Irmãs Clarissas

Ano Novo

Dia 31 de Dezembro, às 22h, teve início a Adoração Eucarística em nossa Capela e às 23h, o Santa Missa presidida pelo Nosso Bispo Diocesano Dom Gilson e concelebrada por Pe. Nelson. No momento em que o mundo se congratulava com o brilho e a luz dos fogos de artifício, estávamos celebrando o Divino Mistério da Eucaristia, louvando e agradecendo a Deus pelo dom da vida e da vocação religiosa na Igreja. Ao final da cerimônia, Dom Gilson proferiu cativantes palavras, recomendando-nos todos que iniciássemos este novo ano de 2020 no colo da Mãe Maria, pois foi assim que Jesus, o Filho de Deus, quis começar sua vida terrena. Após a Celebração Eucarística, tivemos nossa confraternização no Refeitório, com os votos de Feliz Ano Novo. Na manhã do dia 1º dejaneiro, as Irmãs ofereceram suas cartinhas de Ano Novo à querida Madre Ivone e participamos da Santa Missa das 10h com o Pe. Nelson e os fiéis. Passamos o dia em ação de graças em união com a Santa Mãe de Deus, Maria. À noite, após a ceia, teve lugar a cerimônia do 1º do Ano, costume tradicional celebrado em Espanha; onde é sorteado a cada Irmã e à Comunidade, um Santo Protetor, a virtude a praticar durante o ano, Sacerdotes para rezar com maior empenho e falecidos. Então, este ano, foi nos dado Santa Coleta como Protetora de nossa Comunidade. Louvado seja Deus!


Epifania do Senhor

No café da manhã, após a oração e a benção da Reverenda Madre, teve início o sorteio da Eleição da Rainha. Também neste ano, o Menino Jesus escolheu nossa Irmã Vanderléia para o segundo ano consecutivo. Com grande alegria, fizemos os cumprimentos à Rainha Eleita e agradecemos ao Senhor pelo momento celebrativo. À tarde, diante da Imagem do Menino Jesus ornamentada num altar no coro, aconteceu a Renovação dos Votos, onde cada Irmã, de forma particular, ofertou ao Senhor Jesus a Promessa de viver por toda a vida em castidade, sem próprio, em obediência e em clausura.

Antes da ceia, houve a representação do Quadro vivo dos Reis, com versos próprios, tão cheio de graça e encanto. Ato este, também tradição de nosso Mosteiro de Origem.

 

  

 

Em louvor de Cristo, Amém.

 



ÚLTIMOS LANÇAMENTOS

Lançado em: 28-01-2020

Aniversário de Madre Helena


Lançado em: 25-01-2020

Mosteiro Nossa Senhora das Alegrias


Lançado em: 19-01-2020

Capítulo Eletivo


Lançado em: 14-01-2020

O Tempo Comum


Lançado em: 14-01-2020

Madre Vitória da Encarnação