As Sete Alegrias de Santa Clara

Esta oração é a recordação dos momentos felizes da vida de nossa Mãe
santaclara1

A autora dessa oração é a  Ir. Cartarina Hofmann. Invocando a Mãe  Santa Clara, ela recorda os momentos mais felizes de sua vida, precisamente suas alegrias, em nome das quais pede ajuda e intercessão.

Oração Inicial

Ó tu, fidelíssima mãe Santa Clara! Eu pobrezinha pecadora, com ardor te suplico agora, com todo o desejo do meu coração, com a pura intenção da minha vontade e com confiança firme, te recomendo todas as minhas necessidades depositando-as em teu seio materno. Agora te peço, tu, humilde e boa mãe Santa Clara, volte para mim os olhos de tua graça, veja minhas lágrimas e minhas tristezas! Volte os ouvidos de tua bondade sobre mim, para que ouça o grito suplicante da minha oração! Ofereça-me o coração da tua compaixão materna, para que tenha piedade da angústia do meu coração! Abra o seio da sua mansidão, para que em todo o tempo eu seja acolhida e escondida diante de todos os problemas. Ó tu, filha digníssima do Altíssimo Pai celeste, esposa de Nosso Senhor Jesus Cristo, morada do Espírito Santo, imagem da Santíssima Trindade, seguidora da Mãe de Deus, condutora de todas as mulheres, tu és a minha mãe e senhora, eu pobre pecadora; tu és o meu abrigo, minha consolação e a cura do meu desânimo.

Primeira Alegria

Te peço em memória de toda consolação com a qual Teu Esposo Jesus Cristo te consolou, consola-me em todas as minhas dificuldades. Te peço pelas sete alegrias particulares com as quais a Divina bondade te consolou: pela primeira alegria que tiveste, quando desprezaste o mundo e iniciaste tua Santa Ordem, e quando venceste os teus parentes mais próximos, que queriam retirar-te do caminho que havia iniciado, ajuda-me a seguir-te do mesmo modo e a renunciar ao mundo, que eu cresça no bom propósito e supere também todos os obstáculos no caminho de Nosso Senhor.

Segunda Alegria

Te peço pelo amor da segunda alegria que tiveste quando Deus ouviu a tua oração por tua caríssima irmã Inês que se uniu contigo ao Esposo Celeste: ajuda-me, para que Nosso Senhor, por tua oração, ouça-me por todos os meus queridos amigos, sejam vivos ou mortos, para que nos conduza todos a Ele e não nos separemos dele nunca mais.

Terceira Alegria

Te peço pela terceira alegria que tiveste no diálogo afetuoso, que o Filho de Deus nutria contigo, quando te assegurou querer proteger-te da adversidade dos pagãos, e te prometeu acolher na vida eterna todas as tuas filhas que voluntariamente perseverassem na sua ordem, peço-te o mesmo para mim em todos os momentos pelo mesmo Nosso Senhor Jesus  Cristo, para que me proteja de todas as tentações, dos vícios e me acolha no momento da minha partida para a morada celeste.

Quarta Alegria

Te peço pelo amor da quinta alegria que tiveste, quando o amoroso Menino Jesus te consolou com a aparição de seu presépio, que Ele seja também propício a mim pela tua santa oração, para que Ele faça da minha alma uma manjedoura a Ele agradável.

Quinta Alegria

Te peço pelo amor da quinta alegria que tiveste na noite da indulgência (Quinta e Sexta-feira Santa da Paixão do Senhor), quando uma vez mergulhada em Deus, não sentiste nada mais do exterior, ajuda-me, para que tua oração me abra as chagas de Cristo para que eu possa me refugiar em minha miséria, e consolar-me no tempo da minha tribulação, e acolha minha alma no momento da minha morte.

Sexta Alegria

 Te peço, amantíssima madre Santa Clara, e te suplico pelo amor de sua sexta alegria, que tiveste no tempo de sua morte e pela alegre presença e rosto alegre do Rei celestial e também pelo doce abraço que te deu a doce Mãe de Deus e pela chegada das virgens celestes, ajuda-me com tua oração, para que o eterno Filho de Deus com a tua benevolente Mãe Maria apareça misericordiosa para mim no meu fim, para que eu veja a presença do meu Deus e experimente a misericórdia de sua Mãe, e sinta também a tua suavidade materna e seja assim conduzida contigo à claridade do reino celeste.

Sétima Alegria

Te peço, minha caríssima mãe Santa Clara, e senhora caríssima ao meu coração, por amor da sétima alegria pela qual, no teu fim, te regozijaste com o pensamento do reino dos céus e seguiste o Cordeiro Imaculado onde quer que Ele fosse com as santas virgens, em cujo número aumentaste gerando na tua ordem muitos filhos com o exemplo de tua vida puríssima, e agora saboreia initerruptamente o rosto Divino: ajuda-me, pela grande honra com a qual o Rei celeste te exaltou dignamente para que esta honra não afaste de ti a memória de mim, tua pobre serva, que eleva até ti meus lamentos piedosas.

Oração Final

Agora me coloco de joelhos diante de ti e me recomendo a ti em todas as minhas necessidades! Confesso a Deus e a sua cara Mãe e a Ti que eu pequei, não sou digna de ser chamada tua filha, porque os meus pecados são inumeráveis. Obtém para mim indulgencia e um coração arrependido! Obtém misericórdia para mim, eu imploro! Obtém, e ajuda-me que te invoco! Obtém consolação para mim aflita, e em cada medo, no tempo da minha morte põe a mão da tua bondade materna sobre a tua filha! Ajuda-me, para que nesta vida eu a siga de tal modo os passos de tua santidade, para poder ser chamada com todo direito de tua filha, ajuda-me também para que no tempo da minha morte eu seja dignamente guardada pelo Sacramento do Corpo Senhor Jesus Cristo, e do seu sangue e da unção do seu santo óleo, e que depois desta miséria me alegre eternamente na companhia do teu povo com todos os santos. Amém.

Fonte: Fonti Clariani

Compartilhe:

Mais Artigos: