Encontro de Formação – 1º Dia

anapolis

O Mosteiro Santa Clara, de Anápolis – GO, sedia o Encontro de Formação organizado pela Federação Sagrada Família, da Ordem de Santa Clara no Brasil. Um dos objetivos das Federações é assegurar ajuda na formação permanente e inicial.
Serão duas semanas em que refletiremos sobre a nossa vocação.

Nessa primeira semana teremos como assessor Frei Fernando Inácio, ofm, da Província do Santíssimo Nome de Jesus do Brasil, que desenvolverá do dia 06/02 ao dia 10/02 o tema “Os Fundamentos Bíblicos da Vida Consagrada”.
Na próxima semana, do dia 13/02 ao dia 17/02, teremos a orientação da psicóloga Irmã Marli Pimenta Porto, Franciscana de Alegany, que tratará sobre a formação humana e a psicologia da Vida Consagrada.

Estão participando Irmãs Clarissas de vários mosteiros do Brasil: Mosteiro Santa Clara, de Belo Horizonte – MG, Mosteiro Santa Clara, de Campina Grande – PB, Mosteiro São Damião, de Porto Alegre – RS, Mosteiro Nazaré, de Lages – SC, Mosteiro Monte Alverne, de Uberlândia – MG, Mosteiro Santíssima Trindade, de Colatina – ES, Mosteiro do Santíssimo Sacramento, de Canindé – CE, Mosteiro Fraternidade São Francisco de Assis, de Mossoró – RN, Mosteiro Maria Imaculada, de Marília – SP, Mosteiro Santa Clara de Deus Trino, de Brazlândia – DF, Mosteiro Imaculada Conceição da Mãe de Deus, de Feira de Santana – BA, Mosteiro Nossa Senhora das Alegrias, de Araputanga – MT e Mosteiro Mãe da Providência, de Cascavel – PR.

Além de estudarmos juntas, durante esses dias viveremos experiências profundas de oração, de convivência fraterna, de partilha de vida, de conhecimento mútuo, uma vez que tão raramente pessoas que comungam do mesmo carisma podem se encontrar. Como faz bem às Irmãs mais novas verem o testemunho estampado em rostos mais experientes, irmãs que “doaram total e alegremente suas vidas Àquele que totalmente se deu por nosso amor”. É muito gratificante ver gerações diferentes convivendo e dividindo suas dores e alegrias, no seguimento do Pobre Crucificado. Sabemos o quanto isso é importante. Cada irmã leva um pouco de nós, enquanto nós nos fortalecemos ouvindo e contemplando os exemplos e as expectativas das novas gerações. Isso, para mim é o que de mais belo se aprende e se leva num encontro de Irmãs Clarissas.
Que Deus nos abençoe, pela intercessão dos pais Francisco e Clara.

Madre Maria José da Rosa Mística, osc

Compartilhe:

Mais Artigos: