A presença do Espírito em Clara e Francisco

Guiados pela inspiração divina, a vida dos Pais Seráficos é toda fundamentada no Espírito do Senhor
foto0310grande

A presença do Espírito é fundamental para a vida cristã do indivíduo e da Igreja, pois é Ele quem guia e inspira. É o Espírito do Senhor que continua a ação de Cristo na história até a parusia. Parece-me que em nosso tempo a consciência de sua importância na vida cristã para muitos homens é desconhecida, e mais valorizada por grupos carismáticos.

Em Francisco e Clara de Assis, a presença do Espírito é um aspecto central de sua experiência de fé. Ter o Espírito do Senhor e sua santa operação é o que o crente deve desejar acima de tudo: de fato, ele entendeu que não há experiência de vida cristã senão sob a ação do Espírito recebido no Batismo. Somente sob sua inspiração podemos chamar Deus de “pai” e viver como seus filhos e irmãos entre nós.

Francisco e Clara guiados pelo Espírito

Francisco e Clara são testemunhas de que a sua conversão, a sua separação daquilo que tem valor para o mundo e a sua nova vida devem-se ao Espírito. Olhando para trás em sua vocação, eles reconhecem sua orientação. Este testemunho é tão forte que na primeira parte do seu Testamento eles trazem toda a sua experiência de volta à ação divina.

O Espírito é quem forma um olhar crente e nos permite passar do ver ao ver e ao crer: por exemplo, ver a Eucaristia e acreditar que é a presença de Cristo. Esta presença ativa dá um olhar espiritual que penetra toda a vida e nos faz perceber a presença do Senhor em tudo, na Palavra, na criação, nas criaturas. O crente é aquele que aprende a adquirir um novo olhar, o da fé: ele vê além do que se apresenta aos seus olhos e relê a sua vida e a sua história não como uma série de acontecimentos insignificantes, mas como uma história de salvação. O Espírito é, portanto, aquele que é a alma do crente!

Na experiência de Francisco, a escuta do Evangelho marca os momentos fundamentais de transição da sua vida: na Porciúncula, quando chegam os primeiros companheiros, e na Verna, no final da sua vida. Quando precisa de “inspiração” (isto é, do Espírito!), Francisco recorre ao Evangelho, às “santas palavras que dão Espírito e vida”. A oração de Francisco e Clara é apresentada como uma oração sempre entretecida com a Palavra de Deus: a escrita e o lugar de sorver o Espírito é, portanto, a vida, vista com os olhos de quem reconhece que todo o bem vem de Deus e não de nós . Numa Admoestação, Francisco afirma que «o verdadeiro servo de Deus é aquele que não se orgulha do bem que faz».

Neste reconhecimento da ação de Deus na existência, pode-se atrair o Espírito do Senhor. Trata-se, afinal, da experiência de Francisco que, no encontro com o leproso, reconhece uma “passagem” fundamental de Deus, o lugar onde atrair o Espírito do Senhor. Para ter o Espírito do Senhor, os nossos dois santos dizem-nos que temos de pôr em prática também uma dimensão ascética, uma luta espiritual que dura toda a vida e que derrota a tendência de ceder ao espírito da carne.

Não apague o Espírito que anima todos os acontecimentos da vida

A esta dimensão ascética podemos também associar o cuidado em não extinguir “o espírito de oração e devoção, a que todas as outras coisas devem servir”. Eles nos fazem entender que um risco grave está ligado às atividades que desenvolvemos e, por isso, é necessário estabelecer uma hierarquia de nossas ocupações, pois tudo pode ser feito para Deus e não para satisfazer nosso ego.

Note-se que não são necessariamente as coisas más que extinguem o Espírito, mas também as boas realidades como o trabalho, o ensino da teologia ou outras obras ou ajudas. Ninguém pode “ganhar” o Espírito: é um dom do alto, que só podemos acolher. Assim, no Testamento, Francisco relê sua experiência com o refrão: “O Senhor me deu… o Senhor me revelou…” na clara consciência de que o sujeito é o Senhor, não Francisco.

O “lugar” onde o Espírito age, onde podemos encontrá-lo, é, portanto, a vida. Este é o ensinamento da Carta a um Ministro: Francisco recorda a este frade que “tudo é graça”, mesmo as dificuldades e incompreensões dos irmãos: na vida devemos reconhecer a ação do Espírito do Senhor em cada acontecimento, feliz ou triste.

Fonte: santalessandro.org

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on tumblr
Share on pinterest
Share on email

Mais Artigos: