Falece em Belo Horizonte Ir. Pia da Sagrada Eucaristia,OSC

pia

Hoje, 2 de agosto de 2017, Festa de Santa Maria dos Anjos, foi chamada pelo Pai Misericordioso a tomar parte no banquete celeste.

Maria Yolanda das Dores Lopes nasceu aos 24 de março de 1933, em Manicoré, Amazonas, filha de Alice das Dores Lopes, judia que, para casar-se com Corinthino Francisco Lopes, recebeu o santo batismo. Aos 8 anos de idade escolheu ser uma Irmã Pobre. Aos 17 anos recebeu licença por escrito de seus pais para o seguimento de Cristo na vida religiosa. Deixando a casa paterna foi morar em Manaus, sob os cuidados das Filhas de Santana, para concluir seus estudos e fazer seu discernimento vocacional: vida apostólica ou vida contemplativa?

Com 21 anos, no início do ano de 1954, recebeu, por graça da Santíssima Virgem Maria, um artigo com informações sobre a fundação do Mosteiro Santa Clara, em Belo Horizonte, a Forma de Vida de Santa Clara e alguns escritos sobre Santa Clara. Foi o raio de luz a iluminar o seu caminho. Aos 3 de setembro de 1954, ainda com 21 anos, ingressou neste Mosteiro. Em 19 de março de 1955, Solenidade São José, recebeu o hábito, ingressando no noviciado com o nome de Irmã Maria Pia da Sagrada Eucaristia. No dia 8 de abril de 1956, oitava da Páscoa, fez a primeira Profissão religiosa, aos 23 anos. Na Solenidade da Ascensão do Senhor, em 7 de maio de 1959, professou solenemente seus votos perpétuos, entregue à Misericórdia infinita de Deus. Foi abadessa do Mosteiro Santa Clara no período de 1985 a 1989.

Era grande o seu desejo de ser missionária. O Senhor, não se deixando vencer em amor, oferece-lhe uma oportunidade: ser missionária na Terra Santa. E assim, em novembro de 1989, partiu para Jerusalém. Depois de 25 anos retornou ao seu querido Mosteiro Santa Clara, em novembro de 2014.

E, hoje, com suas Irmãs e Irmãos da família franciscana, parentes, amigos e benfeitores eleva ao Pai das misericórdias seu hino de louvor e gratidão por tantas graças e tanto amor, pelos 60 anos de profissão religiosa, por sua vida escondida com Cristo em Deus, vivida no amor.

Senhor, eterna é a sua misericórdia.

Compartilhe:

Mais Artigos: