Madre Maria Helena da Santa Cruz, cujo nome civil é Martina Kobata, nasceu no município de Arapongas, Paraná.De pais japoneses, Harumitsu Miguel e Ise Kimura Kobata, católicos praticantes. Segunda de 11 irmãos,cresceu em alegre ambiente familiar e cristão, frequentando a Igreja Paroquial.
Estudou no Colégio das Irmãs de Caridade de São Vicente de Paulo, recebendo boa formação religiosa e ingressando nas fileiras da filhas de Maria. Ajudando também na ornamentação e eventos da Paróquia Franciscana da Colônia Esperança.
Ingressou nesta Porciúncula de Nossa Senhora dos Anjos, aos 19 de março de 1963, sob a proteção especial do nosso Pai São José. Segundo a vocação humilde e escondida de Clarissa Pobre, exerceu vários ofícios na Comunidade. Além dos serviços domésticos e na horta, exerceu o ofício de enfermeira, trabalhou na costura, e, especialmente no Artesanato, na decoração de velas.
Por muitos anos foi porteira interna. Ocupou também ofícios de formação como mestra de noviças e junioristas; e de direção, como vigária e atualmente abadessa. Madre Maria Helena se destaca por sua espiritualidade tipicamente franciscana, de humildade, simplicidade e minoridade.