Porciúncula – O berço da Ordem

A Ordem Franciscana celebra hoje a Solenidade de Nossa Senhora dos Anjos da Porciúncula, Mãe e Advogada da Ordem Seráfica
2022-07-30-porciuncula

Santa Maria dos Anjos, berço da fraternidade Franciscana, foi edificada no século X, no ano de 1045, e pertencia aos monges beneditinos do monte Subásio. Em 1210 Francisco vai ao abade do mosteiro de São Bento, Dom Teobaldo e pede para cuidar daquela pequena igrejinha. Este, concede a Francisco e a seus primeiros companheiros a Porciúncula para o simples uso e moradia. Dom recebido, Dom dividido. A casa fundada sobre o sólido alicerce da Pobreza ganha um sinal: por graça e gratidão ao bem feito pelos beneditinos, há o gesto da retribuição: cada ano os frades mandavam aos monges um cesto cheio de peixes. Os monges agradeciam com um vaso cheio de óleo. (LTC 56; LP 8.)

“Foi por uma particular devoção à Santíssima Virgem Mãe de Deus que o seráfico pai São Francisco consagrou desde os primórdios de sua conversão, uma especial afeição a pequenina capela dedicada a Nossa Senhora dos Anjos ou da Porciúncula. E foi lá que deu início à Ordem dos Frades Menores, e recebeu Clara que, na noite de um Domingo de Ramos da Paixão do Senhor, abandonando o lar, a cidade e os familiares, teve seus cabelos cortados e recebeu de Francisco o hábito da santa penitência, junto ao altar da bem-aventurada e gloriosa Virgem Santa Maria, comprometendo-se para sempre com Cristo, em firme Aliança de Amor.

Na capela da Porciúncula, portanto, Francisco recebeu a consagração de Clara, dando início à Ordem II Franciscana ou Ordem das Irmãs Pobres de Santa Clara. Foi lá que em uma noite, do ano do Senhor de 1216, Francisco obteve a indulgência da Porciúncula, que ficou conhecido como o “Perdão de Assis”. Foi nesta igrejinha que São João Paulo II, seguindo os passos do Poverello de Assis, reuniu-se pela primeira na história da Humanidade, com os líderes das grandes religiões do Mundo para orar e jejuar pela Paz.

Por isto, neste dia 02 de agosto, a Santa Mãe Igreja abre com materna generosidade, os tesouros que por Cristo lhe foram confiados, e dá a todos os seus filhos, a possibilidade de lucrar a indulgência plenária da Porciúncula, que foi estendida a todas as Igrejas Franciscanas. Basta apenas cumprir as condições requeridas que são: a confissão sacramental, a comunhão eucarística e a oração nas intenções do Santo Padre, o Papa.

A Porciúncula é um dos lugares mais veneráveis do franciscanismo, querido a todos os cristãos que ali, como
que dominados pela intensidade das memórias históricas, recebem luz e estímulo para uma renovação de vida,
marcada por uma fé mais enraizada e por um amor mais genuíno.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on tumblr
Share on pinterest
Share on email

Mais Artigos: