Ver o Menino com os olhos corporais

São Francisco, na noite de Natal em Greccio, pode ver o Verbo Encarnado entre as palhinhas do presépio
SV.-Franjo-Božić

Cerca de quinze dias antes do Natal de 1223, conforme narra o seu primeiro biógrafo, Tomás de Celano, Frei Francisco mandou chamar um homem muito piedoso e disse-lhe: «Se queres que celebremos a iminente festa do Senhor em Greccio, vai e preparai o que vos digo: gostaria de recordar aquele Menino que nasceu em Belém, e de algum modo vislumbrar com os olhos do corpo as agruras em que se encontrou por falta das coisas necessárias a um recém-nascido; como ele foi colocado em uma manjedoura e como ele se deitou no feno entre o boi e o burro».

Por que ele queria ver com os olhos do corpo? Não lhe bastava ouvir o que a palavra de Deus narrava sobre o nascimento de Jesus em Belém? Não lhe bastava contemplar com os olhos da fé, com o olhar interior, o grande mistério da vinda do Redentor na humildade da natureza humana? Não! Frei Francisco queria ver com os olhos do corpo.

Antes dele, cerca de 1220 anos antes, alguns pastores, pobres homens rudes e sujos que vigiavam o seu rebanho à noite, ouviram de um anjo do Senhor o anúncio de uma grande alegria para todo o povo: «Hoje, na cidade de Davi, nasceu para nós um salvador, que é Cristo, o Senhor”. Nem mesmo eles se contentaram em ouvir, nem mesmo em ouvir uma hoste de anjos louvando a Deus e dizendo: “Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens que ele ama”.

Com efeito, diziam: «Vamos até Belém, vejamos este acontecimento que o Senhor nos deu a conhecer». Então, “eles foram sem demora e encontraram Maria e José e o menino deitado na manjedoura (em latim praesepe)” (Lc 2, 8-16). Francisco não estava entre os felizes pastores que encontraram e viram Maria, José e o Menino. E é provável que ele sentisse uma inveja sagrada por eles. Mas pensou em compensar o encontro perdido em Belém, fazendo com que a cena da natividade de Jesus fosse reproduzida em Greccio, com animais e gente do lugar.

Afinal, seu desejo foi justificado, porque Deus, na encarnação do Filho, se fez visível aos olhos dos homens. O Antigo Testamento proibia representar Deus com imagens, porque nenhuma criatura é igual a ele. Ele transcende todas as coisas, que carregam apenas um traço dele. No entanto, Deus quis apresentar-se com rosto humano aos homens chamados a ser seus filhos no seu Filho amado. Jesus tornou-se para nós “a imagem do Deus invisível” (Cl 1,15).

Ele dirá a Filipe: “Quem me vê, vê o Pai” (Jo 14,9). Não porque Deus tenha feições de homem, mas no rosto do Filho que se fez homem quis manifestar a sua bondade, bondade e misericórdia, o seu amor inconcebível por nós. Com a natividade então, o Filho eterno do Pai se mostrou aos nossos olhos. Ao nascer no mundo, tornou-se visível iluminando a noite mais santa, tornou-se visível na paisagem de Belém, tornou-se visível a Maria, a José, aos pastores, à população local. Tudo isso queria rever Frei Francisco.

Porque, como diz a liturgia do Natal, «Jesus, o Verbo invisível, manifestou-se visivelmente na nossa carne». E nós, “conhecendo a Deus visivelmente, por ele somos arrebatados pelo amor das coisas invisíveis”. Francisco estava apaixonado pela humildade e pobreza de Cristo. É por isso que ele queria ver o Rei do céu que se torna uma criança humilde e pobre e é colocado em uma manjedoura.

O que é mais indefeso, desamparado, mais dependente do que uma criança? Qual berço é mais pobre que uma manjedoura? O irmãozinho de Assis havia compreendido que o amor mais verdadeiro é aquele que nada busca para si mesmo e sabe fazer-se humilde e pobre para o amado. Ele tem no coração as palavras de São Paulo: “Pois vós conheceis a graça de nosso Senhor Jesus Cristo: embora rico, ele se fez pobre por vós, para que vos enriquecêsseis com a sua pobreza” (2 Cor 8, 9). ).

O exemplo de Francisco foi um dos mais contagiosos para o mundo cristão. Depois dele, a natividade de Jesus foi representada em igrejas, casas e muitos outros lugares, sendo retratada por grandes pintores em telas e afrescos famosos. Párocos, frades, freiras, homens e mulheres, às vezes com engenhosidade surpreendente, se entregaram e se ocupam em reproduzir o evento de Belém lembrado em Greccio nos presépios. As crianças reconstroem o nascimento de Jesus com imaginação ingênua, mais próximas delas em idade.

Juntamente com os personagens essenciais, Jesus, Maria e José, a imaginação coloca pessoas de todas as condições, desde os sempre presentes pastores com suas ovelhas, até agricultores, donas de casa, artesãos de todos os ofícios. As várias paisagens são cobertas por nascentes e riachos, aldeias, casas, praças. O céu está cheio de anjos e vestido com a luz das estrelas, da lua e do sol. Às imitações da vida do passado juntam-se cenas do presente. Em suma, tudo parece voltar à vida, ganhar vida, num clima de felicidade e paz.

Cada povo, de todos os continentes, representa o nascimento de Jesus como se tivesse nascido em seu país, com as feições de seu povo e os costumes de sua terra. Têm razão em fazê-lo, porque Ele veio encarnar-se em cada homem, para salvar o mundo inteiro. E veio hoje, como canta a liturgia no introito da missa da noite de Natal: “Regozijemo-nos todos no Senhor, porque o Salvador nasceu no mundo. Hoje a verdadeira paz desceu do céu para nós.”

Fonte: www.assisiofm.it

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on tumblr
Share on pinterest
Share on email

Mais Artigos: