
Teve início no dia 22 de maio o Sétimo Congresso da Escola de Estudos Franciscanos (ESEF) em Madrid (Esp), com a presença dos Ministros Gerais Frei Marco Tasca, da Ordem dos Frades Menores Conventuais; Frei Michael Perry, da Ordem dos Frades Menores; e Frei Mauro Jöhri, da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, onde o tema principal é a unidade da família franciscana.
No primeiro dia, o Ministro Geral dos Conventuais, Marco Tasca, tratou do tema “A Fraternidade Franciscana: um tesouro comum” e o filósofo e teólogo Francesco Torralba falou sobre “As boas relações, fundamento da vida comum”.
Ontem, no segundo dia, O Ministro Geral dos Frades Menores, Frei Michael falou sobre a “Comunhão eclesial, berço da Fraternidade”. Já o secretário geral da Cáritas Espanhola, Sebastián Mora, abordou o tema: “A Igreja dos pobres, Igreja de menores”.
À tarde de ontem, o Ministro Geral dos Capuchinhos, Mauro Jöhri, falou sobre “O apostolado da Fraternidade” e o filósofo Luis Maria Cifuentes Perez abordou o tema “Fraternidade e secularismo em um mundo multicultural”. A noite, Rafael Álvarez abordou o tema: “São Francisco, jogral de Deus”.
Fonte: Franciscanos