O Preciosíssimo Sangue de Cristo

O Sangue de Cristo, sinal do Seu Amor até a morte de Cruz, está presente na Ordem Franciscana
Crivelli,_sangue_di_cristo

Devoção que ressoa na Ordem Franciscana, o Sangue de Cristo é o sinal do extremo Amor de Jesus na Cruz. Segue-se uma série de artigos sobre esta devoção comemorada em julho.

A pintura de São Francisco e o Sangue de Cristo

O Sangue de Cristo coletado por São Francisco é uma pintura a têmpera e ouro sobre madeira ( 20×16,3 cm) de Carlo Crivelli , datada de cerca de 1490-1495 e mantida no Museu Poldi Pezzoli em Milão . Está assinado ” OPUS CAROLI CRIVELLI VENETI / MILES VERUS “. 

História : A obra, cuja história antiga é desconhecida, foi provavelmente uma pintura devocional que pertenceu a um frade franciscano; vestígios de uma dobradiça no suporte de madeira sugerem que estava equipado com uma tampa. Uma restauração recente revelou a assinatura do artista, no canto inferior direito, coberta com repintura. Nela, a presença do título de milhas permite esclarecer a datação da última fase artística do artista, após 1490, quando Crivelli recebeu este título de Fernando de Aragão . 

Descrição e estilo  

Apesar do tamanho muito pequeno, a mesa é bem acabada e rica em detalhes como uma miniatura real. Você pode ver a coluna da flagelação, contra a qual as cordas são colocadas, a haste com a lança que produziu a ferida no lado, a haste com a esponja embebida em fel. Cristo, em pé de corpo inteiro, segura a cruz da qual estão pendurados outros instrumentos de martírio (pregos, coroa de espinhos , flagelos), e com a mão direita aponta para a ferida no peito de onde corre sangue copioso, que São Francisco recolhe em um copo, ajoelhado em frente a ele, em um escorço diagonal eficaz, e com os estigmasclaramente visível. Um pano de damasco isola as figuras principais, como é típico da pintura veneziana. Os dois se encaram, em uma intensa troca. Na paisagem uma árvore nua simboliza a morte. 

O tema do sangue de Cristo e sua natureza divina estava particularmente vivo na época, relançado por Giacomo della Marca , que acendeu uma disputa com o dominicano Jacopo da Brescia sobre o assunto, culminando na edição da bula papal Ineffabilis summa provididentia de 1464 , que proibia a disputa, mas deixando ao devoto a possibilidade de professar uma crença pessoal. Na iconografia sagrada este tema é raro, encontrando-se em algumas obras principalmente destes anos, especialmente na zona do Véneto, como um painel de Giovanni Bellini na National Gallery de Londres [1] , e oCristo entre quatro anjos com os instrumentos da Paixão Carpaccio em Udine . A mesa Crivelli, devido à presença ativa de São Francisco, difere das ideias de Giacomo della Marca e, portanto, representa um testemunho muito raro da ideia pessoal do cliente. 

Na parte de trás há um vestígio de um brasão heráldico. 

O Valor do Preciosíssimo Sangue

“O tesouro mais precioso e incomparável são as gotas do Sangue de Cristo”, diz São Boaventura. Michelangelo, no braço da cruz de uma de suas maravilhosas Pietàs, escreveu: “Você não imagina quanto custa”. 

Da meditação assídua sobre a Paixão de Cristo nasce o amor por aquele Sangue preciosíssimo que, gota a gota até a escória, realizou a nossa Redenção. A verdade da cruz, e do Sangue que a banha, dá à vida espiritual de cada cristão, e à vida religiosa em particular, um caráter sacrificial, como participação na imolação que Cristo fez de si mesmo no Calvário. 

O Crucifixo, que deve ocupar um lugar central nas igrejas, não apenas nos lembra que há pecado em nós e que devemos expiá-lo, mas também nos diz que esse pecado foi lavado, isto é, redimido. Segundo a admirável expressão de Santo Agostinho, “Cristo com o seu Sangue comprou o universo”. Santa Catarina procurava ansiosamente empurrar as almas para a cruz e para o Sangue do divino Redentor: “Se você vê a cruz, também espera o que jorra”; “Quem dela bebe vive, quem não bebe dela morre.” 

O Sangue de Cristo inicia uma nova história, na qual os homens, cessando os antigos sacrifícios, são incorporados à única e eterna oblação de Cristo. Com a participação dos fiéis no Sacrifício da cruz, que se renova misticamente nos altares, eles não só recebem os frutos da Redenção, mas são chamados a participar do mistério daquele Sangue divino. Com efeito – como diz São Paulo – é necessário completar na própria carne o que falta aos sofrimentos de Cristo (cf. Col 1, 24). Se a Redenção de Cristo já é perfeita e completa, espera aquela parte que cada crente é chamado a dar para participar ativamente dela. “O que está faltando na Paixão de Cristo?”, perguntou-se o Cardeal Biffi. “Estou perdido”, respondeu ele, 

Quando Deus chama a esta “participação”, às vezes até sangrenta, a alma deve sempre responder com entusiasmo irreprimível como os santos que tinham uma sede inextinguível de sofrer pelo Amado. 

Eis como Santa Catarina, uma das mais apaixonadas amantes do Preciosíssimo Sangue, escreve ao jovem padre dominicano Padre Ranieri: «… Eu Catarina… escrevo no Preciosíssimo Sangue dela. Que a árvore da cruz seja transplantada em seu coração e alma. Conformai-vos ao Cristo crucificado, escondei-vos nas chagas do Cristo crucificado, embriagai-vos e revesti-vos do Cristo crucificado; como diz Paulo, glorie-se na cruz de Cristo crucificado, revesti-vos de opróbrio, vergonha e opróbrio, sustentando-os pelo amor de Cristo Crucificado. Coloque seu coração e afeição na cruz com Cristo; porque a cruz é feita dela um navio e um porto que te conduz a um refúgio de saúde; os pregos tornaram-se a chave para abrir o reino do céu ». 

A vida espiritual é nutrida pelo Sangue de Cristo. Novamente Santa Catarina escreveu com palavras ardentes: «No Sangue encontramos a fonte da misericórdia; clemência no Sangue; no Sangue o fogo; misericórdia no Sangue; no Sangue se faz a justiça de nossos pecados; a misericórdia é satisfeita no Sangue; nossa dureza se dissolve no Sangue; no Sangue as coisas amargas se tornam doces; e os grandes leves. Alegra-te no Sangue, banha-te no Sangue, lamenta-te no Sangue. Crescei e fortificai-vos no Sangue, perdei a vossa fraqueza e cegueira no Sangue do Cordeiro imortal, revesti-vos do Sangue, embriagai-vos com o Sangue, afogai-vos no Sangue de Jesus Cristo crucificado, saciai-vos no Sangue». 

É na Igreja, nascida do Sangue de Cristo, que este Sangue circula pela vida de seus filhos. Ela é a mãe dos Ministros, que consagram o Sangue nos altares, e dos Santos que dele se alimentam. «O sangue tem uma voz sonora – escreveu Santo Ambrósio à irmã -, que da terra chega ao céu». O Sangue de Cristo é, portanto, a linfa que nutre a vida dos Santos. Quanto mais o amam, mais sentem saudades dele e o invocam: “Sangue de Cristo, inebria-me!”, porque “o Sangue de Cristo – diz Santo Agostinho – intoxica a mente para que esqueça o amor do mundo”. 

As grandes almas, que vivem a santa loucura da cruz, são ávidas do Corpo de Cristo e do seu Sangue, isto é, do preço da nossa Redenção que é uma moeda de amor inesgotável. 

Autor: Verônica Silvestri 

Santa Ângela de Foligno e o Preciosíssimo Sangue de Jesus 

A experiência espiritual da terciária franciscana, contada no “Memorial” 

A Igreja, como mater et magistra , entre os meios idealizados para ajudar os fiéis a recordar a presença de Jesus nos acontecimentos da história estão as devoções. Assim, o mês de julho é dedicado ao Preciosíssimo Sangue de Jesus. A esse respeito, Santa Ângela de Foligno, na Memória , afirma: 

Por um lado vi todo amor e bem, que vinha de Deus e não de mim, e por outro me vi seco e entendi que nenhum bem vinha de mim. Por isso compreendi que, embora estivesse todo apaixonado, não era eu quem amava, mas dependia unicamente de Deus. Posteriormente a unidade se recompôs e isso me proporcionou um amor maior e mais ardente – muito mais do que antes – e desejei para alcançar o ‘Amor. 

Entre o primeiro amor – que é tão grande que mal posso acreditar que possa haver um maior – e o amor mortal e o maior ardor há algo entre, do qual não posso dizer nada, porque é muito. alegria e alegria, que não podem ser narradas. Quando me encontro nessa situação, não gostaria de ouvir absolutamente nada sobre paixão e gostaria que Deus não fosse nomeado, porque sinto isso com tanto prazer que tudo o mais, por menor que seja, seria um impedimento, e parece para mim que nada é dito pelo evangelho, ou por alguma revelação, porque vejo coisas ainda maiores. Quando sou privado desse amor, fico tão feliz e angelical, que amo sapos, cobras e até demônios […]. 

Se um cachorro me despedaçasse, eu não me importaria e acho que também não sentiria tristeza ou dor. Este é um grau mais alto do que estar ao pé da cruz, como o bem-aventurado Francisco estava ali, embora a alma assista a ambos os níveis e contemple e deseje ver e alcançar aquele Corpo sacrificado por nós. 

Então a alma está em uma alegria muito grande de amor, sem a dor da paixão. Perguntei-lhe se havia lágrimas e ela respondeu que não havia absolutamente nenhuma. Uma vez, porém, a memória do preço inestimável foi combinada com este amor, isto é, do sangue precioso, através do qual o perdão é e foi concedido . Fiquei espantado que tal lembrança pudesse estar junto com o amor. Os fiéis acrescentaram: – Agora raramente há a dor da paixão, mas sua meditação é para mim a maneira pela qual aprendo a maneira como devo me comportar. 

Como começou a dedicação do mês de julho

O mês de julho é dedicado à devoção ao Preciosíssimo Sangue de Cristo, derramado pelo perdão dos nossos pecados. O Papa Bento XIV (1740-1748) ordenou a Missa e o ofício em honra ao Sangue de Jesus, que foi estendida à Igreja Universal por decreto do Papa Pio IX (1846-1878). São Gaspar de Búfalo propagou fortemente essa devoção, tendo a aprovação da Santa Sé. Ele foi o fundador da Congregação dos Missionários do Preciosíssimo Sangue (CPPS), em 1815. São Gaspar nasceu, em Roma, aos 6 de janeiro de 1786.​

Durante a Primeira Guerra Italiana pela Independência, em 1849, o Papa Pio IX foi para o exílio em Gaeta. Ele estava com Don Giovanni Merlini, terceiro superior geral dos Padres do Preciosíssimo Sangue. Enquanto a guerra ainda estava em fúria, Merlini sugeriu ao Papa Pio IX que ele criasse uma festa universal ao Precioso Sangue para implorar a ajuda celestial de Deus para acabar com a guerra e trazer a paz a Roma. Pio IX, posteriormente, fez uma declaração em 30 de junho de 1849 que ele pretendia criar uma festa em honra ao Precioso Sangue. A guerra logo terminou e ele retornou a Roma pouco depois. m 10 de agosto, ele oficializou e proclamou que o primeiro domingo de julho seria dedicado ao Preciosíssimo Sangue de Jesus Cristo. Mais tarde, o Papa Pio X atribuiu o dia 1º de julho como a data fixa dessa celebração.​

Depois do Vaticano II, a festa foi removida do calendário, mas uma Missa votiva em honra do Preciosíssimo Sangue foi estabelecida e pode ser celebrada no mês de julho (assim como na maioria dos outros meses do ano).

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on tumblr
Share on pinterest
Share on email

Mais Artigos: