O Ressuscitado de Clara

Nos escritos de Clara, resplandece o Cristo Ressuscitado nas imagens usadas
Niccolò De Filippis, Estasi di S. Chiara, XVIII sec., museo diocesano, Bari

L’Osservatore Romano

Nos escritos de Clara de Assis, surpreendentemente, não encontramos referências diretas ao acontecimento da Ressurreição. Obviamente, Clara acredita no mistério pascal em toda a sua plenitude. Ele conhece e celebra a Páscoa com toda a intensidade da liturgia. E na Regra ela coloca a Quinta-feira Santa e a Páscoa da Ressurreição entre os sete dias em que as irmãs comungam e, referindo-se a São Francisco, exclui o tempo da Páscoa dos períodos de jejum. Além disso, tanto ela como as suas irmãs escolhem a liturgia como forma de oração comunitária, a mesma forma litúrgica adotada pela Cúria Romana, seguindo o exemplo de Francisco. Isto não era comum naquele tempo. Com efeito, as diversas formas de vida evangélica que surgiram em grande número naquela época preferiram por vezes optar por um tipo de oração mais livre e afetiva, que teria grande sucesso nos séculos seguintes. Com a sua adesão à oração litúrgica, a fraternidade de São Damião permanece assim enraizada numa espiritualidade que nos põe em contato com a integralidade do mistério. Contudo, quando Clara reflete e quando expressa a sua experiência, a novidade da manhã de Páscoa, a glorificação de Jesus que é constituído Senhor e Cristo, não é aparente em seus escritos. Talvez porque a verdadeira nova aurora da noite da humanidade se abriu para ela com o tornar-se carne do Filho de Deus.

Parece, de fato, que a Páscoa decisiva para Chiara é a passagem de Cristo do Pai a este mundo, a vertiginosa descida que de tal forma o grande Senhor escolhe a pobreza da nossa condição humana. Nesta mesma linha ela lê Sua Paixão e Morte. Os títulos que consideramos eminentemente pascais, Senhor e Cristo, também Rei, são, em última análise, nas suas páginas, sinônimos de Deus. Para ela o evento salvífico tende a ser a Encarnação. O simples fato de o Filho de Deus se ter feito homem é uma pobreza abismal na qual Ele mergulha sem nunca perder a sua divindade. Com efeito, pode-se dizer que ele continua rico e por isso salva. A salvação, de fato, só é garantida se o Salvador for o próprio Deus. Mais do que o Ressuscitado, o Cristo de Clara parece ser o Pré-Existente. Mais do que o Senhor glorificado que nos dá vida irradiando o seu Espírito, o Cristo de Clara parece ser o Verbo que deixa transparecer a sua divindade mesmo na humilhação total. Assim, embora hoje percebamos o acontecimento da Ressurreição como decisivo para compreender quem é realmente Jesus de Nazaré, Clara mostra que o percebe como uma simples consequência do seu ser Deus, o que não significa que falte à fé de Clara algo essencial. Em última análise, o que importa é confiar em Cristo ressuscitado e dirigir a esperança para Ele. De resto, Clara apenas faz eco à teologia do seu tempo.

Quanto ao mistério pascal, que toda a Igreja celebra neste momento, algumas imagens de Cristo parecem decisivas para a fé de Clara. São extraídas das cartas que escreveu a Inês de Praga e revelam algo do que se realizou em Cristo, mas revelam também algo do que se realizou em Clara, na sua vida transfigurada pelo Evangelho. A primeira imagem nos remete à Quinta-feira Santa: Cristo lavando os pés dos discípulos. O gesto que Jesus faz permanece muito vivo e inesquecível para Clara. Foi assim também para Francisco, também para ele a imagem de Jesus que se faz servo e lava os pés dos discípulos é uma imagem chave. Clara não revela a sua atenção a este episódio naquilo que escreve – nunca fala dele – mas revela-nos naquilo que faz. Irmã Filippa de Messer Leonardo de Gislerio conta que uma vez, enquanto lavava os pés de uma Irmã do mosteiro, ela quis beijar-lhe os pés e retirou-o discretamente; e retirando-o assim, bateu na boca da santa mãe com o pé. E no entanto, por sua humildade, ela não ficou para isso, mas beijou a sola do pé da dita serva.

Inês de Oportulo de Bernardo narra o mesmo episódio, mas quando relata que sua irmã bate com o pé em Clara, acrescenta: E que nossa mãe se alegrou com isso. Outra imagem pascal de Cristo, aliás a mais abertamente pascal dos escritos de Clara, é a do Cordeiro. O título de Cordeiro dado a Jesus aparece na quarta carta a Inês e é justamente sugerido pelo nome Inês. A abertura da carta joga com esta relação de palavras. O Senhor Jesus Cristo é proclamado Rei e Esposo de Inês, a quem Clara dirige a sua cordial saudação e a esperança de poder cantar um novo cântico, na companhia das outras virgens santíssimas, diante do trono de Deus e do Cordeiro e acompanhar (seguir) o Cordeiro onde quer que ele vá.

Evidentemente aqui Clara refere-se ao Apocalipse, onde o Cordeiro, imolado mas em pé, é simultaneamente símbolo do Cristo vitorioso e do Cristo sacrificado. Isto é, representa Cristo glorioso em sua imolação. O seguimento de Cristo pobre, que foi a prioridade absoluta da vida de Clara, continua no seguimento do Cordeiro no reino dos bem-aventurados. Isto também significa que seguir Jesus não é experimentado como um meio de salvação, mas como uma fonte de felicidade. Por fim, uma última imagem que pode nos ajudar a entrar no pensamento e na vida pascal de Clara. Na primeira carta encontramos uma parábola interessante, apologia de um único verso que ela não inventou, mas que está enraizado numa tradição iniciada por São Jerônimo. Apesar da sua brevidade, parece-me que esta frase pode refratar os sentimentos de Clara em dois lados: o do cristão e o de Cristo. Estamos no epílogo da carta e Clara derrama-se no louvor da pobreza, bem-aventurada, santa e piedosa, abraçada pelo Filho de Deus antes de tudo. No versículo 27, Clara oferece a Inês esta reflexão: Um homem coberto de roupas não pode esperar lutar com outro nu, porque quem segura seu oponente é mais rapidamente jogado no chão. Sem dúvida, a primeira e imediata aplicação é ao cristão. Para Clara a parábola tem a finalidade de apoiar o propósito de Inês e confirmar a sua necessidade de ser pobre, isto é, nua, para poder lutar com sucesso. Na verdade, a carta continua assim: Portanto, vocês jogaram fora suas vestes supérfluas, isto é, suas riquezas terrenas, para não sucumbirem nem mesmo em um momento da luta e poderem entrar no reino dos céus pelo estreito caminho e a porta estreita.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on tumblr
Share on pinterest
Share on email

Mais Artigos: