“Uma vez, o papa Gregório proibiu qualquer frade de ir sem sua licença aos mosteiros das senhoras. A piedosa madre, doendo-se porque ia ser mais raro para as Irmãs o manjar da doutrina sagrada, gemeu: “Tire-nos também os outros frades, já que nos privou dos que davam o alimento de vida”. E devolveu ao ministro na mesma hora todos os irmãos, pois não queria esmoleres para buscar o pão do corpo, se já não tinha esmoleres para o pão do espírito. Quando soube disso, o papa Gregório deixou imediatamente a proibição nas mãos do ministro geral.”(Legenda de Santa Clara)
Esse é um dos textos mais explícitos em que aparece o vínculo profundo de Clara com a Palavra de Deus. Vínculo afetivo, ciumento, que provoca nela uma reação forte diante de um documento papal que, como explica a nota das fontes franciscanas, interpretando o Capitulo IX da Regra Bulada, proibia os Frades Menores de irem ao Mosteiro sem uma especial licença da Se Apostólica.
Alimento que nutre: A Palavra, é assim em Clara, uma presença simples e essencial que dá literalmente vida, uma Vida dentro da vida que flui, feita de dias e momentos, como a luz verdadeira dentro da luz do sol.
Alimento de vida: Como nos conta a Legenda: “…Cuidava de alimentar as filhas com a palavra de Deus e não ficava com a parte pior. Quando ouvia a santa pregação, ficava tão inundada de gozo e gostava tanto de recordar o seu Jesus… gostava de ouvir os sermões dos letrados, sabendo que na casca das palavras ocultava-se o miolo que tinha a sutileza de alcançar e o gosto de saborear. De qualquer sermão, conseguia tirar proveito para a alma, pois sabia que não vale menos poder recolher de vez em quando uma flor de um áspero espinheiro que comer o fruto de uma árvore de qualidade.”(Legenda de Santa Clara)
Através de um acolhimento humilde e alegre, sabia descobrir a amêndoa sob a casca, e a saboreava, mastigava com respeito e alegria interior, como um pobre que come o seu pão para viver. Clara vive com essa Palavra que não e sua, na carne, nos pensamentos… aquela Palavra que chega até nós e que a reconhecemos como sua: mas o que é Clara e o que é a Palavra do Senhor? Porque- como para Francisco- a Palavra é para ela uma pessoa, o Senhor Jesus Cristo, amado, olhado, buscado, guardado como mistério, que cresce, e cresce dentro, e se torna sempre maior e está sempre a frente dela; que traça o caminho, e a chama a segui-lo, fazendo-a discípula e mãe.
Sr. CHIARA CRISTIANA MONDONICO osc. Monastero SS. Trinità in S. Girolamo
Via S. Girolamo, 6 06024 GUBBIO PG
(Tradução: Ir. Maria Rafaela da Rainha Imaculada, OSC)