Santíssimo Nome de Jesus

Devoção difundida pelos franciscanos, hoje a Ordem Seráfica comemora sua memória.
1200px-Banvenuto_di_giovanni,_san_bernardino

O Santo Nome de Jesus sempre foi honrado e venerado na Igreja desde os primeiros tempos. Só no século XIV começou a propagar o culto litúrgico. Os franciscanos difundiram esta devoção com entusiasmo e fervor. Logo foi instituída a festa litúrgica e, em 1530, o Papa Clemente VII autorizou o culto litúrgico e o Ofício divino na Ordem Franciscana a 3 de janeiro.

São Francisco alimentava muita ternura para com o nome de Jesus. Se encontrasse pedaços de papel com o nome de Jesus escrito, os recolhia com medo de serem pisoteados. De igual maneira deviam fazer os irmãos. Quando pronunciava este nome, não podia seguir falando por causa da íntima doçura que o envolvia.

O mais fervoroso propagador da devoção do Santíssimo Nome de Jesus foi São Bernardino de Sena. Para ele o nome de Jesus foi o meio eficaz para reconduzir os povos a uma vida evangélica, para despertar a fé e afugentar os vícios.

São João de Capistrano, à frente do exército cristão, invocando o nome de Jesus em Belegrado derrotou e pôs em fuga as tropas mulçumanas. São João de Marca, invocando este nome, curou enfermos, expulsou demônios, realizou milagres. São Leonardo de Porto Maurício, os beatos Alberto de Sarteano, Bernardino de Feltre, Mateus de Agrigento, Marcos Fantuzzi de Bolonha e muitos outros foram apóstolos e difusores desta devoção.


São Bernardino de Sena

“Deram-lhe o nome de Jesus” (Lc 2, 21)

Ainda que seja inefável o nome santíssimo de Jesus que foi imposto na Circuncisão a Cristo Senhor, Redentor do gênero humano, todavia para não nos calarmos completamente em tão grande solenidade, alguma coisa apresentaremos em louvor e glória de tão grande nome, diante do qual “todo o joelho se dobra nos Céus, na Terra e nos Infernos” (Fil 2, 10). Porque tão grande é a consolação da alma que se alegra em Cristo, que a pobreza se torna como riquezas, a aspereza como delícias e a vileza como honras, e pelo seu nome todos os suplícios se fazem para eles doces.

Na verdade, diz-se por causa deste nome: “Saíram da sala do Sinédrio cheios de alegria por terem sido considerados dignos de sofrer vexames por causa do nome de Jesus” (Act 5, 41). Portanto, se mergulha na tua mente o negrume da tristeza, se está eminente uma grave e violenta tempestade, se as costas do mar ribombam com terrível e honroso mugido, se são batidas as praias do oceano, e se também a nau está invadida pelas ondas, invoca Jesus, que se julga estar a dormir nas navios, mas é um Jesus que nem dorme nem dormita; e com toda a fé diz-lhe: “Levanta-te, Senhor Jesus”.

Oh nome de Jesus exaltado acima de todo o nome, oh gozo dos Anjos, oh alegria dos justos, oh pavor dos condenados: em Vós está a esperança de qualquer perdão, em Vós toda a esperança da indulgência, em Vós toda a expectativa de glória. 

Oh nome dulcíssimo, Vós dais o perdão aos pecadores, renovais os costumes, encheis os corações de doçura divina. Oh nome desejável, nome admirável, nome venerável, Vós, nome de rei Jesus, assim levantais ao mais alto dos céus os espíritos, que todos os que principiam a ter devoção a este nome, graças a ele encontram a glória e a salvação, por Jesus Cristo nosso Senhor.


São Boaventura

Como o Menino Jesus é nomeado espiritualmente pela alma devota

Terceiro, devemos ponderar de que maneira este benditíssimo Menino há de ser nomeado espiritualmente. Eu penso que não se enquadra mais convenientemente outro nome senão o de Jesus, pois está escrito: Puseram-lhe o nome de Jesus (Lc 2, 21)

É este o nome sacratíssimo: vaticinado pelos profetas, anunciado pelo Arcanjo, pregado pelos Apóstolos, desejado por todos os Santos. Ó nome virtuoso, gracioso, gaudioso, delicioso, glorioso! Virtuoso, porque desbarata os inimigos, restaura as forças, alenta os ânimos. Gracioso, pois nele possuímos o fundamento da fé, a firmeza da esperança, o aumento da caridade, o complemento da justiça. Gaudioso, porque “no coração é júbilo, melodia no ouvido, mel na boca” e no espírito é claridade. Delicioso, porque pensá-lo alimenta, pronunciá-lo deleita, invocá-lo unge, escrevê-lo recreia, lê-lo instrui. Nome verdadeiramente glorioso, pois deu a vista aos cegos, o passo aos coxos, o ouvido aos surdos, a fala aos mudos, a vida aos mortos.

Ó nome bendito que em tais efeitos sua força patenteia! Alma, quer escrevas, quer leias, quer ensines, quer executes outro qualquer labor, nada te agrade, nada te deleite, senão Jesus. Chama, pois, Jesus ao Menino espiritualmente nascido de ti; Jesus, is té, Salvador no desterro e na miséria desta vida. E que Jesus te salve da vaidade do mundo que te combate, das fraudes do demônio que te molesta, da fragilidade da carne que te atormenta.

Clama, alma devita, cercada de tantos flagelos, clama a Jesus e dize-lhe: Ó Jesus, Salvador do mundo, salva-nos a nós, que pela tua cruz e pelo teu sangue nos remiste! Acode-nos, ó Senhor nosso Deus! Salva-nos, digo, ó dulcíssimo JEsus, ó Salvador, confortando os débeis, consolando os aflitos, socorrendo os frágeis, consolidando os vacilantes.

Ó quanta doçura experimentou muitas vezes, depois da imposição do bendito nome, a Virgem Maria, feliz Mãe natural e verdadeira Mãe espiritual, sempre que chegava a saber que, em virtude deste Nome, eram expulsos os demônios, acumulados os milagres, iluminados os cegos, sarados os doentes, ressuscitados os mortos!

Desta mesma maneira também tu, alma, mãe espiritual, certamente hás de exultar e folgar quanto em ti e em outros podes verificar que o teu vendito Filho Jesus afugenta os demônios pela remissão dos pecados, dá a vista aos cegos pela infusão do verdadeiro conhecimento, ressuscita os mortos conferindo a graça, cura os enfermos, sara os coxos, endireita os paralíticos e contraídos robustecendo-lhes o espírito, afim de que sejam fortes e varonis pela graça aqueles que antes eram fracos e covardes pela culpa.

Ó Nome imensamente ditoso e bendito que tamanha virtude e eficácia mereceu conter!

(Cinco Festividades do Menino Jesus)


Ladainha do Santíssimo Nome de Jesus

Composta por São João de Capistrano (1386-1456) e São Bernardino de Sena (1380-1444) e aprovada para uso público de toda a Igreja em 1866 pelo Papa Leão XIII.

Em português:

Senhor, tende piedade de nós.
Jesus Cristo, tende piedade de nós.
Senhor, tende piedade de nós.

Jesus Cristo, ouvi-nos.
Jesus Cristo, atendei-nos.

Pai Celeste que sois Deus, tende piedade de nós.
Filho, redentor do mundo, que sois Deus,
Espírito Santo, que sois Deus,
Santíssima Trindade, que sois um só Deus,
Jesus Filho de Deus vivo,
Jesus, esplendor do Pai,
Jesus, pureza da luz eterna,
Jesus, Rei da glória,
Jesus, sol de justiça,
Jesus, Filho da Virgem Maria,
Jesus amável,
Jesus admirável,
Jesus, Deus forte,
Jesus, Pai do futuro século,
Jesus, Anjo do grande conselho,
Jesus poderosíssimo,
Jesus pacientíssimo,
Jesus obedientíssimo,
Jesus, brando e humilde de coração
Jesus, amante da castidade,
Jesus, amador nosso,
Jesus, Deus da paz,
Jesus, autor da vida,
Jesus, exemplar das virtudes,
Jesus, zelador das almas,
Jesus, nosso Deus,
Jesus, nosso refúgio,
Jesus, pai dos pobres,
Jesus, tesouro dos fiéis,
Jesus, bom Pastor,
Jesus, verdadeira luz,
Jesus, Sabedoria eterna,
Jesus, bondade infinita,
Jesus, nosso caminho e nossa vida,
Jesus, alegria dos Anjos,
Jesus, Rei dos Patriarcas,
Jesus, Mestre dos Apóstolos,
Jesus, Doutor dos evangelistas,
Jesus, fortaleza dos Mártires,
Jesus, luz dos Confessores
Jesus, pureza das virgens,
Jesus, coroa de todos os santos,

Sede-nos propício, perdoai-nos, Jesus.
Sede-nos propício, ouví-nos, Jesus.

De todo o mal, livrai-nos, Jesus.
De todo o pecado,
Da vossa ira,
Das cidades do demónio,
Do espírito da impureza,
Da morte eterna,
Do desprezo das vossas inspirações,
Pelo mistério da vossa santa Encarnação,
Pela vossa natividade,
Pela vossa infância,
Por toda a vossa santíssima vida,
Pelos vossos trabalhos,
Pela vossa agonia e pela vossa paixão,
Pela vossa cruz e pelo vosso desamparo,
Pelas nossas angústias,
Pela vossa morte e pela vossa sepultura,
Pela vossa ressurreição,
Pela vossa ascensão,
Pela vossa instituição da santíssima Eucaristia.
Pelas vossas alegrias,
Pela vossa glória,

Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, perdoai-nos Jesus.
Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, ouvi-nos Jesus.
Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós, Jesus.

Jesus, ouvi-nos.
Jesus, atendei-nos.

Oremos: Senhor Jesus Cristo, que dissestes: “Pedi e recebereis; buscai e achareis; batei e abrir-se-vos-á”, nós Vos suplicamos que concedais a nós, que Vo-lo pedimos, os sentimentos afetivos do Vosso divino amor, a fim de que nós Vos amemos de todo o coração e que esse amor transcenda por nossas ações. Permiti que tenhamos sempre, Senhor, um igual temor e amor pelo Vosso Santo Nome, pois não deixais de governar aqueles que estabeleceis na firmeza do Vosso amor. Vós que viveis e reinais para todo o sempre. Amém.

Em latim:

Kyrie, eleison.
Christe, eleison.
Kyrie, eleison.

Iesu, audi nos.
Iesu, exaudi nos.

Pater de caelis, Deus, miserere nobis.
Fili, Redemptor mundi, Deus,
Spiritus Sancte, Deus,
Sancta Trinitas, unus Deus,
Iesu, Fili Dei vivi
Iesu, splendor Patris,
Iesu, candor lucis aeternae,
Iesu, rex gloriae,
Iesu, sol iustitiae,
Iesu, Fili Mariae Virginis,
Iesu, amabilis,
Iesu, admirabilis,
Iesu, Deus fortis,
Iesu, pater futuri saeculi
Iesu, magni consilii angele,
Iesu potentissime,
Iesu patientissime,
Iesu obedientissime,
Iesu, mitis et humilis corde,
Iesu, amator castitatis,
Iesu, amator noster,
Iesu, Deus pacis,
Iesu, auctor vitae,
Iesu, exemplar virtutum,
Iesu, zelator animarum,
Iesu, Deus noster,
Iesu, refugium nostrum,
Iesu, pater pauperum,
Iesu, thesaure fidelium,
Iesu, bone pastor,
Iesu, lux vera,
Iesu, sapientia aeternae,
Iesu, bonitas infinita,
Iesu, via et vita nostra,
Iesu, gaudium Angelorum,
Iesu, rex Patriarcharum,
Iesu, magister Apostolorum,
Iesu, doctor Evangelistarum,
Iesu, fortitudo Martyrum,
Iesu, lumen Confessorum,
Iesu, puritas Virginum,
Iesu, corona Sanctorum omnium,

Propitius esto, parce nobis, Iesu.
Propitius esto, exaudi nos, Iesu.

Ab omni malo, libera nos, Iesu.
Ab omni peccato,
Ab ira tua,
Ab insidias diaboli,
A spiritu fornicationis,
A morte perpetua,
A neglectu inspirationeum tuarum,
Per mysterium sanctae Incarnationis tuae,
Per nativitatem tuam,
Per infantiam tuam,
Per divinissimam vitam tuam,
Per labores tuos,
Per agoniam et passionem tuam,
Per crucem et derelictionem tuam,
Per languores tuos,
Per mortem et sepulturam tuam,
Per resurrectionem tuam,
Per ascensionem tuam,
Per sanctissimae Eucharistiae institutionem tuam,
Per gaudia tua,
Per gloriam tuam,

Agnus Dei, qui tollis peccata mundi, parce nobis, Domine.
Agnus Dei, qui tollis peccata mundi, exaudi nos, Iesu.
Agnus Dei, qui tollis peccata mundi, miserere nobis, Iesu.

Iesu, audi nos.
Iesu, exaudi nos.

Oremus: Domine Iesu Chiristi, qui dixisti: Petite, et accipietis; quaeriti, et invenietis; pulsate et aperietur vobis; quesumus da nobis, petentibus, divinissimi tui amoris affectum, ut te todo corde, ore et opere diligamus et a tua nunquam laude cessemus. Sancti nominis tui, Domine, timorem pariter et amorem facnos habere perpetuum. quia nunquan tua gubernatione destituis,quos in soliditare tuae dilectionis instituis. Qui vivis et regnas in saecula saeculorum. Amen.

Compartilhe:

Mais Artigos: