Novena São Francisco: As Sagradas Escrituras

Primeiro dia da Novena em honra a São Francisco de Assis
francisco1_2

O mês da Bíblia é ocasião para nos aproximarmos de Deus em sua Escritura, para que a conheçamos cada vez mais, e para que a nossa fidelidade à Palavra seja cada vez mais consciente. Neste primeiro dia da novena em honra a nosso santo pai Francisco, recordemos como ele amava as palavras bíblicas e nelas sempre via Jesus, rezava-as com Ele identificando-se com o Amado em todas as situações de sua vida; compunha suas orações colhendo trechos dos santos livros e versículos dos salmos, combinando tudo com seu ardente desejo de expressão, e deliciando-se no Amor de Deus como em um fecundo e variado jardim do paraíso, penetrando-lhe os segredos e sentidos profundos pela luz de sua fervorosa devoção. Alimentava-se continuamente do Fruto da Vida -Nosso Senhor Jesus Cristo- e, instruído catolicamente pelo Espírito Santo, desprezava o fruto proibido de toda sabedoria vaidosa e ciência vã, para encontrar com simplicidade e sinceridade a Vontade do Altíssimo e Santo Pai Celeste, para si e para os outros.

Quando estava doente e cheio de dores por todos os lados, disse a Francisco um seu companheiro: “Pai, sempre te refugiaste nas Escrituras, elas sempre foram um remédio para tuas dores. Peço que mandes ler alguma passagem dos profetas, pode ser que teu espírito exulte no Senhor”. Ao que o santo respondeu:É bom ler os testemunhos das Escrituras, é bom procurar nelas Deus nosso Senhor, mas eu já aprendi tantas coisas na Bíblia que para mim é mais do que suficiente meditar e recordar. Não preciso mais nada, filho. Já sei que o pobre Cristo foi crucificado”.

(2Cel105)

Oração: Onipotente, eterno, justo e misericordioso Deus, dai a nós miseráveis, fazer, por Vós mesmo, o que sabemos que Vós quereis, e sempre querer o que Vos agrada, para que, interiormente purificados, interiormente iluminados e acesos no fogo do Santo Espírito, possamos seguir os vestígios do Vosso dileto Filho, nosso Senhor Jesus Cristo, e chegar só por Vossa graça a Vós, Altíssimo, que na Trindade perfeita e na Unidade simples, viveis e reinais e sois glorificado, Deus onipotente, por todos os séculos dos séculos. Amém.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on tumblr
Share on pinterest
Share on email

Mais Artigos: