Novena São Francisco: O Espírito do Senhor

Segundo dia da Novena em honra a São Francisco de Assis
francisco1_2

Possuindo o Espírito de Deus, Francisco era um homem preparado para suportar todas as angústias, tolerar todas as paixões, contanto que lhe fosse dada a possibilidade de cumprir-se nele, misericordiosamente, a vontade do Pai Celestial. Por uma oração continua e contemplação frequente, queria sempre saber o que o Rei Eterno mais queria ou podia querer dele. Compreendeu pelo livro do santo Evangelho que deveria entrar no reino de Deus depois de passar por muitos trabalhos e tribulações, muitas angústias e muitas lutas. Era cheio de fervor e, se houvesse alguém que o igualasse na vontade, não se encontrava quem o igualasse no desejo, e entoava para Deus cânticos de alegria em seu coração. Anunciava a verdade da doutrina com simplicidade e com a autenticidade de sua vida, de modo que, muitos começaram a se animar por seus exemplos e vida de penitência e, uniram-se a ele como podiam, no hábito e na vida, nos seus conselhos, ou em grande devoção. Francisco exortava e admoestava seus irmãos e filhos, em nosso Senhor Jesus Cristo que, ao irem pelo mundo, não discutissem, nem fizessem juízo de outrem, mas que fossem mansos, pacíficos, modestos, afáveis e humildes como convém a irmãos menores.

“…cuidem os irmãos que, antes de tudo, devem desejar o Espírito do Senhor e Seu santo modo de operar: rezar sempre a Deus com coração puro; ser humilde e paciente nas perseguições e enfermidades; amar aqueles que nos perseguem, censuram e atacam; porque diz o Senhor: ‘Amai vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem e caluniam. Bem-aventurados os que padecem perseguição por amor da justiça, porque deles é o reino dos céus. Quem assim perseverar até o fim, este será salvo’ (Mt5,44;5,10;10,22)”.

(Regra Bulada)

Oração: “Ó santíssimo Pai nosso…seja feita a Vossa Vontade assim na terra como no céu, para que Vos amemos de todo coração, pensando sempre em Vós com toda a alma, desejando sempre a Vós com toda a mente, dirigindo sempre todas as nossas intenções a Vós, buscando em tudo a Vossa honra, e com todas as nossas forças, destinando todas as nossas forças e os sentidos da alma e do corpo para o serviço do Vosso Amor e não para outra coisa;  e amemos a nossos próximos como a nós mesmos, arrastando-os todos para o Vosso Amor com toda força, alegrando-nos pelos bens dos outros como pelos nossos e compadecendo-nos com eles nos males, e não fazendo a ninguém nenhuma ofensa”.

Compartilhe:

Mais Artigos: