Clarissas de Colatina apresentam a quarta edição de Clara por Claras!

O especial, que já chega em sua 4° edição, visa celebrar as festividades pelo dia de Santa Clara, celebrado por toda Igreja e pela Família Franciscana no dia 11 de agosto
cq5dam.thumbnail.cropped.750.422 (1)

Frei Augusto Luiz Gabriel / VaticanNews

A série, produzida pela Web Tv Franciscanos, da Província da Imaculada Conceição do Brasil, neste ano conta com a parceria e apoio da Paróquia Santa Clara de Assis e do Mosteiro das Clarissas de Colatina. O título, “Clara por Claras”, por si só já revela o objetivo deste especial que, desde 2018 com a primeira edição realizada com o Mosteiro de Nazaré de Lages (SC), depois, em 2020, com o Mosteiro Santa Clara de Nova Iguaçu (RJ), e em 2022 com o Mosteiro Nossa Senhora dos Anjos da Gávea (RJ), apresenta a rotina e a espiritualidade das filhas de Santa Clara hoje. O primeiro episódio da 4° edição vai ao ar neste dia 1° de agosto.

Segundo a abadessa do Mosteiro, Madre Agnes Maria da Sagrada Família, OSC, Clara é uma grande mulher e esposa do Cristo pobre, humilde e crucificado que intercede por nós do céu. “Por mais de 800 anos temos essa mãe à frente da grande família franciscana e clariana. Onde quer que chegue a nossa voz, sejam todos abençoados” desejou Irmã Agnes.

A vida de Santa Clara difundiu no mundo o perfume delicado da pobreza de coração. Teve sua trajetória marcada pela vivência da pobreza evangélica e pela altíssima contemplação do mistério do Crucificado pobre. Fundou uma Ordem de irmãs conhecidas como das Pobres Senhoras, das Damas Pobres e, mais tarde, Clarissas. Realizou com suas irmãs o ideal evangélico de São Francisco de Assis. Foi uma mulher de palavra, de virtude e humildade, sem esquecer de sua radical opção pela pobreza.

Clarissas de Colatina (ES)

Para Fernando Uribe, escritor franciscano, Clara de Assis tinha uma personalidade muito bem definida. “Era doce e tenaz. Uma mulher que não se deixava abater pelas dificuldades impostas por certos esquemas culturais e religiosos de sua época, mas que, por meio de um perseverante trabalho diplomático, foi capaz de alcançar o que se lhe havia proposto”.

Para a produção deste especial clariano, as Irmãs Clarissas abriram as portas do Mosteiro e, com muita alegria, disponibilidade e criatividade, apresentaram como é o dia a dia da vida no claustro, mas sem ferir o que lhes é próprio, particular e reservado. Com especial dedicação à vida de oração, aos trabalhos manuais e à convivência fraterna, as Clarissas se colocam no caminho de contemplar a presença e a ação de Deus em todos os momentos do dia e em tudo o que fazem.

Esta é mais uma rica oportunidade de juntos celebrarmos as festividades pelo dia de nossa mãe Santa Clara de Assis e de vivermos este tempo clariano. Que a luminosidade de Clara nos ajude a celebrar com alegria os mistérios de Jesus Cristo. Acompanhe, Paz e Bem!

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on tumblr
Share on pinterest
Share on email

Mais Artigos: