O Despertar de uma Vocação
Neste dia em que celebramos a Novena em honra a Santa Clara de Assis nos alegramos com o início da caminhada vocacional da jovem Clara junto ao amigo do Esposo, Francisco de Assis, que nela instilou os doces esponsais de Cristo.
Clara quando ouviu falar do então famoso Francisco que havia renunciado tudo para seguir o Cristo Pobre e Crucificado, ela quis logo vê-lo e ouvi-lo. Francisco conhecendo a fama Clara, a visitou, e ela o fez mais vezes ainda, moderando a frequência dos encontros para evitar que aquela busca divina fosse notada pelas pessoas e mal interpretada por boatos.
Francisco exortava Clara a desprezar o mundo, e aceso no amor do Senhor falou sobre os doces esponsais com Cristo.
Clara Acesa no fogo celeste, desprezou a glória da vaidade terrena que nada mais se apegou em seu coração dos afagos do mundo. Desejando fazer de seu corpo um templo só para Deus, esforçou-se por merecer as núpcias do grande Rei.
Então, submeteu-se toda ao conselho de Francisco, tomando-o como condutor de seu caminho, depois de Deus. Já tinha dificuldade para suportar a elegância dos enfeites mundanos e desprezava como lixo tudo que aplaudem lá fora, para poder ganhar a Cristo.
ORAÇÃO: Ó querida Santa Clara, que seguiste de perto São Francisco, na vida de pobreza e no amor ao próximo e de Deus, olha carinhosa para o mundo de hoje, tão necessitado de tua proteção. Ouve meu pedido e concede a graça que te peço, com fé e confiança. Atende-me, Santa Clara, pela força que tens junto a Deus Amém.