5º Dia – Novena em honra a Santa Clara

Sem Título-1

Clara de nome,
Clara de alma

Neste dia em que celebramos a Novena em honra a Santa Clara de Assis contemplamos a luz de Clara que se irradia para além dos muros de São Damião pela vida de amor ao
Cristo Pobre e Crucificado.

Pouco depois, já se espalhava a fama de santidade da virgem Clara pelas regiões vizinhas, e ao odor de seus perfumes correram mulheres de toda parte. Nobres e ilustres, abandonando vastos palácios, construíram mosteiros apertados e tiveram por grande honra viver, pelo amor de Cristo.

Até o entusiasmo dos rapazes foi animado para desprezar os enganos da carne. Eram tais esses frutos de salvação dados à luz pela virgem Clara com seus exemplos, que nela parecia cumprir-se o dito profético: A abandonada tem mais filhos que a casada.

“Por quarenta e dois anos, Clara quebrou o alabastro do corpo, enchendo a casa da Igreja com o aroma dos perfumes.”

A fama de suas virtudes invadiu as salas das senhoras ilustres, chegou aos palácios das duquesas e penetrou até nos aposentos das rainhas. A nata da nobreza dobrou-se a seguir suas pegadas e a da soberba ascendência de sangue desceu para a santa humildade. Algumas, dignas de casamentos com duques e reis, estimuladas pela mensagem de Clara, faziam rigorosa penitência, e as casadas com homens poderosos imitavam Clara como podiam.

Numerosas cidades ganharam mosteiros, e mesmo campos e montanhas ficaram bonitos com a construção desses celestes edifícios. Hoje, a Igreja rebrota feliz com essas santas flores geradas por Clara, que pede seu apoio dizendo: Confortai-me com flores, reanimai-me com maçãs, porque estou doente de amor (Ct 2,5).

ORAÇÃO: Clara, santa cheia de claridade, irmã e discípula de São Francisco de Assis, intercede pelos teus devotos. Teu nome e teu ser exalam o perfume das coisas inteiras e o frescor do que é novo ou renovado. Clareia os caminhos tortuosos daqueles que se embrenham na noite do próprio egoísmo e nas trevas do isolamento. Clara, irmã de São Francisco, coloca em nossos corações a paixão pela simplicidade, a sede pela pobreza evangélica, a ânsia pela contemplação das realidades divinas. Santa Clara, ilumina os passos daqueles que buscam a claridade. Amém.

Compartilhe:

Mais Artigos: