9º Dia – Novena em honra a Santa Clara

Sem Título-1

A Ordem de
Santa Clara

Neste dia em que celebramos a Novena em honra a Santa Clara de Assis consideramos o fruto que Clara construiu em sua peregrinação terrena pela Santa Operação, e que hoje se espalha pelo mundo inteiro

A principal contribuição de Clara para o Movimento Franciscano foi a maneira de ver Deus Esposo em Jesus Cristo e nos ensinar a vivê-lo na sua contemplação transformante. Em tudo, Clara celebrou e nos ensinou a celebrar Deus Esposo em Jesus Cristo. 

Santa Clara celebrou o mistério do Cristo Esposo em sua vida, com suas Irmãs, no Santuário de São Damião e nas raízes do movimento franciscano.

Ela foi penetrando cada vez mais dentro da revelação do Filho de Deus feito homem, do Deus-Esposo da Bíblia nele revelado, e foi tirando desse conhecimento uma riqueza infinita para viver cada vez melhor, para ela mesma, para as pessoas próximas, para a construção da humanidade.

Clara contribuiu pessoalmente – e ainda contribui através de suas Irmãs – para a vida do mundo, da Igreja e de todo o movimento franciscano porque sua contemplação esponsal leva-as a se espelhar em Cristo Espelho de Deus até serem transformadas nele.

A missão das filhas de Clara a partir de uma contemplação esponsal é a de:  aproximar ao homem concreto, ao mundo concreto, à Igreja concreta o rosto de um Deus Esposo, amante, doce e luminoso, para todas as amarguras e escuridões que pode haver nos membros desse grande corpo que representa a humanidade e a Igreja. A partir da Igreja, e em filial e real comunhão com ela, Clara foi speculum et exemplum, ícone vivo do que Deus quer de todos seus filhos. Ela mostrou assim uma pequena porção de terra (porciúncula) em que verdadeiramente se vivia como cristão. São Damião tornou-se desse modo um lar aberto para todos: pobres, enfermos, frades, prelados. Cada qual em sua medida ou necessidade, encontrou em São Damião a benção e a luz que Deus repartia pelas mãos daquela que foi esposa para Cristo, e mãe e irmã para todos os que nele amou.

 

ORAÇÃO: Santa Clara, discípula fiel e perseverante do Evangelho, acolhe todas as jovens que buscam encontrar o sentido de suas vidas, o misterioso desígnio de Deus para toda a sua jornada terrena. Ajuda-as a descobrirem na alegria e na generosidade o plano de Deus para elas. Faze com que possam responder com um despojamento sereno e confiante, na entrega de toda a sua vida, na jubilosa disposição do serviço evangélico, na perseverança firme até o fim. Acolhe especialmente as que se sentem chamadas à vida contemplativa nos claustros clarianos e prepara-as para a resposta de compromisso por toda a existência. Pede a Deus pela santificação de todas as que te seguem no caminho evangélico, amando o Crucificado Pobre. Fortalece a tuas filhas e irmãs espirituais, no mundo inteiro, e abençoa-as continuamente, para que possam vivenciar em plenitude o dom de sua vocação. Que a santidade de todas se irradie além dos muros dos mosteiros clarianos. Que todas sejam uma luz para a Igreja, um sinal vivo da presença de Deus e um espelho de Jesus Cristo para a humanidade. Amém.

Compartilhe:

Mais Artigos: