Lançado em: 31-08-2017

ESPIRITUALIDADE

Clara, a luz de São Damião - Ordem de Santa Clara ou Clarissas?

Quando Santa Clara morreu, a Ordem iniciada por ela já havia se espalhado por terras bem distantes.Só documentados, sabemos de uns cem mosteiros de fundação ou inspiração no ideal de Santa Clara de Assis, na Itália, França, Alemanha, Boêmia, Espanha e Oriente.

Praticamente, os mosteiros não possuíam uma denominação única, pois alguns as chamavam de Irmãs Pobres Reclusas, por viverem na clausura; outros as chamavam de Damianitas, devido ao fato de terem tido origem no Mosteiro de São Damião, onde residiam Clara e suas primeiras discípulas; outras vezes, eram denominadas Irmãs Menores, em paralelo com os Frades Menores.

São Francisco, no seu espírito cavalheiresco, as chamava de Damas Pobres ou Pobres Damas. Santa Clara, na sua Forma de Vida, simplesmente as chama de Irmãs Pobres.

Após a morte de Santa Clara, o Papa Urbano IV quis unificar as denominações e determinou que todos os mosteiros se chamassem da Ordem de Santa Clara (OSC). Passaram a ser chamadas popularmente de Irmãs Clarissas, nome que atualmente ainda perdura e as identifica.

Texto do livro “Nas pegadas de Clara de Assis”, das Clarissas do Mosteiro de Nazaré em Lages (SC)

 



ÚLTIMOS LANÇAMENTOS

Lançado em: 23-09-2017

É preciso voltar a Assis !


Lançado em: 10-08-2017

Francisco e Clara, dois enamorados, mas de quem?


Lançado em: 22-07-2017

Encerramento do VIII Centenário do Perdão de Assis, será presidido pelo cardeal Parolin


Lançado em: 17-07-2017

Francisco de Assis, visitado pelo Senhor


Lançado em: 27-06-2017

Francisco de Assis, terapeuta da humanidade