Lançado em: 05-06-2018

Guatemala: Papa envia condolências a vítimas de erupção vulcânica

Cidade do Vaticano, 05 jun 2018 (Ecclesia) – O Papa enviou uma mensagem de condolências às vítimas da erupção do vulcão ‘Fuego’, na Guatemala, que provocou dezenas de mortes e provocou elevados danos materiais.

Francisco mostra-se “profundamente entristecido” com a tragédia, que afetou um “número significativo” de pessoas e reza pelos que morreram e por todos os que “sofrem as consequências desse desastre natural”.

O vulcão, situado a oeste da Cidade da Guatemala, entrou em violenta erupção no domingo, cobrindo as aldeias circundantes de cinzas incandescentes e lava.

A tragédia provocou mais de 70 mortes confirmadas, mas estima-se que o número de vítimas mortais possa aumentar.

A Diocese de Escuintla, a mais afetada pelo desastre, reagiu através de uma nota assinada pelo seu bispo, D. Victor Hugo Palma Paúl.

“Pedimos às autoridades governamentais locais e nacionais que o continuem a fornecer os serviços que lhes competem”, escreve o prelado.

A sede da Cáritas de Escuintla serve, neste momento, como centro de recolha para medicamentos, roupas e alimentos, e especialmente para a água potável.

No próximo domingo, vai ser realizada uma recolha de donativos em todas as paróquias da diocese guatemalteca.

O pior cenário prevê que se possa chegar a 3 mil vítimas mortais, segundo Mario Arévalo, secretário-executivo da Caritas da Guatemala.

“A extensão dos danos não é quantificável neste momento. Há tantas pessoas desaparecidas e, tendo as autoridades estabelecido três linhas de segurança, não é possível alcançarmos as áreas mais povoadas”, refere ao portal ‘Vatican News’.



ÚLTIMOS LANÇAMENTOS

Lançado em: 19-06-2018

Lucidez nas escolhas


Lançado em: 16-06-2018

Festas Juninas


Lançado em: 13-06-2018

Santo Antônio de Pádua, o doutor evangélico


Lançado em: 11-06-2018

Cristãos rezam pelo encontro entre EUA-Coreia do Norte


Lançado em: 09-06-2018

Nossa Senhora do Imaculado Coração