Fundação: 11 de agosto de 1994
Rua Paulino Barroso, 1506
Santa Clara – Cx. Postal 31
Cep 62700-000 – Canindé – CE
Tel.: (85) 3343-0126
Abadessa: Madre Maria Elisabete dos Anjos, osc
Iremos rapidamente contar como cada Mosteiro gerou outros Mosteiros. De São Damião em 1212 até aproximadamente 1442 são muitas fundações. Já em 1442 é inaugurado na cidade de Gand um Mosteiro que irá fundar dentre outros um Mosteiro em Tongres no ano de 1486, que fundara um Mosteiro na cidade de Dusserdolf, em 1859, que fundara um Mosteiro em Cheveland no ano de 1877, e este fundou vários Mosteiros e um deles em Campina Grande/PB, no ano de 1950 e este fundou o Mosteiro do Santíssimo Sacramento em Canindé CE, no dia 11 de agosto de 1994.
O sonho de vir para Canindé um Mosteiro de Clarissas iniciou-se com Frei Lucas Dolle, então superior do Convento de Santo Antonio. Era o ano de 1987. Mas Frei Lucas foi transferido, ficando a responsabilidade da construção do Mosteiro passou para Frei Raimundo Hutter, que no ano de 1991 foi transferido, ficando o sonho parado por 2 anos. Tudo ficou coberto de mato e tristeza. Passado algum tempo de provação, Deus suscitou dois corações empreendedores e dinâmicos. Foram eles: Frei José Batista Fernandes, ofm e Irmã Blanda, Religiosa das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição, pessoas a quem devemos muito e somos gratas.
No dia 22 de julho de 1994, chegaram em Canindé as Irmãs Maria Anunciada e Ana Clara, para preparar o Mosteiro provisório. Depois dos preparativos em 9 de agosto chegaram as Irmãs fundadoras: Irmã Maria Betânia, Irmã Deo Gratias, Irmã Tadeu, Irmã Ana Clara, Irmã Gertrude (Irmã Elisabete e Irmã Guadalupe faziam parte das escolhidas para a fundação, mas só chegaram depois de 2 anos, para ajudar na limpeza e organização do novo Mosteiro e aí morar depois da inauguração).
No dia 11 de agosto de 1994, na Basilica de São Francisco, na sede da Paróquia de Canindé na Arquidiocese de Fortaleza/CE, foi celebrada a Missa de acolhimento das Irmãs Clarissas, Presidida por Dom Aloisio Lorscheider e os frades (ofm). Logo em seguida acompanhadas por procissão eucarística, foram para o Mosteiro provisório, enquanto os sinos da Basílica tocavam, aumentando a alegria das Irmãs e do povo.
A construção do novo Mosteiro foi acompanhada pelas Irmãs em sua casa provisória, adaptada por Mosteiro.
O Mosteiro do Santíssimo Sacramento foi inaugurado em 27 de dezembro de 1996, a Santa Missa foi presidida por Dom Cláudio Hummes, Jesus Eucarístico foi levado em procissão, acompanhado pelo povo, pelos frades e pelas as Irmãs. No novo Mosteiro foram feitas as cerimônias de enclausuramento; a vida clariana foi reiniciada com novo fervor, podendo então acolher as novas candidatas que solicita.
O Mosteiro está sob a dependência jurídica do Ministro Provincial OFM, Província Franciscana de Santo Antonio do Brasil. Teve sua ereção canônica em 20 de março de 1999. Quando foi eleita a primeira Abadessa Madre Maria Betânia de Jesus Hóstia, que esteve a frente da Comunidade de 1999 a 2005.
Atualmente temos como Abadessa Madre Maria Elisabete dos Anjos e contamos com o numero de 18 Irmãs de vários estados do Brasil e idade que varia entre 88 a 21 anos
Com entusiasmo a Comunidade procura manter os horários de oração e intercessão, tanto individuais como comunitários, a oração litúrgica e a adoração. E o trabalho, realizado por todas, para o sustento da vida das Irmãs, é exercido na fidelidade, sem perder o espírito de santa oração e devoção; como exortava nossa Mãe Santa Clara. Há um horário diário de recreação, quando as Irmãs se expandem na alegria da comunicação fraterna, partilhando a vivência e a experiência.
Os anos foram se passando e agora já estamos com 22 anos de fundação deste Mosteiro e 20 anos da inauguração do prédio.
Não crescemos muito em número pois ainda não pudemos fazer fundação de outro mosteiro, mas já temos irmãs deste mosteiro ajudando em outros mais necessitados.
Todos os anos procuramos celebrar com fervor o dia solene de corpus Christi a solenidade de nossa mãe Santa Clara.