Mosteiro Mater Christi

Guaratinguetá - SP

Fundação: 12.10.1998

Rua João Francisco, 460 – Santa Edwigens
Cx. Postal 194
12500-790 – Guaratinguetá – SP
Tel.: (12) 3132-1818
E-mail: irmasclarissasguara@fazenda.org.br


Abadessa Madre Maria Antonieta de Jesus

O Mosteiro Mater Christi foi fundado pelo Mosteiro Santa Clara (Campina Grande – PB), no dia 12 de outubro de 1998.
Está localizado dentro da Fazenda da Esperança, em Guaratinguetá – SP. A Fundação foi solicitada por Frei Hans Stapel, ofm, fundador deste centro de recuperação de drogados, cuja espiritualidade e vivência do Santo Evangelho vem transformando a vida de famílias inteiras que procuram a Fazenda da Esperança em busca de solução para seus entes queridos tantas vezes presos na escuridão dos vícios e sem um sentido para suas vidas.

Frei Hans, verdadeiro franciscano, que tem a graça de ver seu ideal aprovado oficialmente pela Santa Igreja, cuja obra está espalhada em vários países, tem grande apreço pela Ordem das Irmãs Pobres e se sente amparado por aquelas que desde sua fundação, há 800 anos, se oferecem em prol da missão dos Frades Menores, como reflete nosso Ministro Geral, Frei José Rodriguez Carballo: “Assim, desde o início, enquanto Francisco deixa Assis e a Úmbria, para anunciar a Palavra pelas estradas do mundo, Clara com as suas Irmãs se estabelecem fora dos portões de Assis, dedicando-se no silêncio e na solidão à contemplação da Palavra.

Enquanto Francisco vai ao encontro dos pobres e dos leprosos, Clara acolhe a todos com a ternura de uma mãe em São Damião (cf. Constituições Gerais Irmãs Pobres 4, 2). Como já dizia o meu predecessor, Frei Hermann Schalück: “Clara foi aquela que com o sacrifício, com a oferecimento contínuo deu plena fecundidade ao anúncio de tal Palavra. Foi testemunha íntegra do desejo de Francisco de viver no Filho, passando com ele cada dia ao Pai. É este, hoje, o serviço específico, das Irmãs Pobres: ser um contínuo agradecimento, uma perene Eucaristia para toda a Ordem dos Frades Menores, ser a profecia de uma Igreja, que já no hoje, no mistério eucarístico realiza para todos aquilo que será para sempre”.

As Fundadoras, Irmã Maria Assunta, Irmã Maria Verônica, Irmã Maria Clara e Irmã Maria Antonieta colhem hoje o fruto desta “semente de mostarda” que foi lançada em terreno fértil.

A comunidade, na alegria de celebrar, em 2012, o Jubileu dos 800 anos do início de sua Ordem, vem sendo agraciada com boas vocações, jovens portadoras de nossa Forma de Vida e desejosas de observar o Santo Evangelho, a exemplo de São Francisco e Santa Clara de Assis.

@Redes Sociais

Localização

Contato

Compartilhe: