Fundação: 07/10/2001
Caixa Postal 7325
72225-971 – Ceilândia Centro – Brasília – DF
Tel.: (61) 9982-8228 (VIVO) * 8214-9086 (TIM)
Abadessa: Madre Francis Lara de Jesus Hóstia
Em Nome do Senhor!
Ano da Vida Consagrada
No Ano do Senhor de 2001, aos 7 de outubro, Festa de Nossa Senhora do Rosário, foi instalado a Ordem de Santa Clara de Deus Trino na casa provisória situada no Park Way.
A fundação contou com a presença de 8 Irmãs fundadoras: Madre Maria Pacífica, Madre Maria Ângela, Irmã Ana Maria, Irmã Maria Eugênia, Irmã Maria Bernadete, Irmã Clara Maria, Irmã Maria Cristina, Irmã Maria Inês, Irmã Maria Juliana(noviça).
Após três anos em Brasília e sem perspectiva de terreno para construir o Mosteiro, aos 17 de março de 2004 por causa de uma chuva torrencial e o telhado comprometido por danos, parte do teto de gesso caiu, deixando assim a casa muito perigosa para continuarmos morando ali. Com permissão do nosso Arcebispo Dom João Braz de Aviz, saímos e ficamos por três dias no convento das Irmãs Franciscanas de Allegany situado na Asa Sul, dentro da área da propriedade do Santuário Santo Antônio dos Frades Menores. No dia 20 de março, Dom João levou algumas Irmãs para conhecer a sua casa de descanso que fica na zona rural de Brazlândia – Domus Mariae – a fim de oferecê-la como nova casa Provisória. Diante da satisfação das Irmãs com a nova casa, no dia seguinte arrumamos nossa mudança e fomos morar na tão acolhedora Domus Mariae. Ali ficamos até conseguirmos o terreno que foi doado pela Arquidiocese que fica um pouco acima da casa de retiro e com a ajuda de Dom João e Pe. João Périus à frente da construção, nos transferimos para a 1ª parte construída em 1º de novembro de 2007 com solene procissão Eucarística presidida pelo nosso Arcebispo Dom João e concelebrada por diversos sacerdotes e frades. Nossos Irmãos da OFS bem como nossos parentes, amigos e benfeitores também se fizeram presentes. E ali, na Capela do Mosteiro, participamos da 1ª Missa e entrada das irmãs na clausura.
No dia 06 de outubro de 2009, tivemos a inauguração do Mosteiro, precedido de dois dias para a visita das pessoas no interior da clausura e desde então, começamos a arrumar a documentação para a ereção do Mosteiro que ocorreu no dia 31 de maio de 2010 – Festa da Visitação de N. Sra. no dia 07 de novembro deste mesmo ano, tivemos nosso primeiro Capítulo eletivo presidido pelo nosso Arcebispo Dom João com a presença dos freis: Norberto, OFMConv – Ministro Provincial e Wilmar Rodrigues Batista, OFM – nosso assistente local que participaram como escrutinadores. A primeira Madre eleita de nossa fundação foi a Madre Clara Maria e para o Discretório foram eleitas Irmã Maria Francis – Vigária e Irmã Maria Juliana – Discreta.
Expirado o triênio, vivenciamos o II Capítulo eletivo em 06 de novembro de 2013 sob a presidência do atual Arcebispo Dom Sergio da Rocha, acompanhado do bispo auxiliar Dom José Aparecido Gonçalves de Almeida e os dois escrutinadores: Frei Regildo – OFMConv; Frei Ednilson Vaz, OFM – nosso Assistente local. A Madre Clara Maria foi reeleita juntamente com a Irmã Maria Francis como Vigária, e Irmã Maria Inês como discreta.
No último dia 29 de novembro de 2016, tivemos a graça do nosso III Capítulo eletivo sob a presidência, do nosso sempre presente Arcebispo Dom Sergio da Rocha. Neste último Capítulo foram eleitas para o novo governo: MadreMaria Francis Lara de Jesus Hóstia,; Vigária: Irmã Clara Mª Q. do Divino Coração; Discreta: Irmã Maria Camila de São José. Este é atual governo que deverá permanecer até 2019.
No desejo de “crescermos de bem para melhor” (Santa Clara), continuamos a caminhar nas pegadas de Francisco e Clara de Assis, na busca de encarnarmos o Evangelho de Cristo e assim sermos como sentinelas da manhã na Capital do Brasil.
Em Louvor de Cristo. Amém!