Fundação: 19.09.1999
Rua Alameda Santa Carolina, 150 – Novo Horizonte
17514-830 – Marília – SP
Tel: (14) 3454-8758
E-mail: clarissasmarilia@gmail.com
Abadessa: Madre Ir. Francis Maris da Imaculada, osc
Vocação contemplativa:um dom não concedido a muitos, mas que tem uma história ao mesmo tempo antiga e moderna
O Mosteiro evoca para todos as longas horas de acolhimento da Palavra de Deus e a vivência do mistério do silêncio, sintonizado com a vibração de milhares de irmãos.
A religiosa contemplativa deve testemunhar para o mundo: Eu vi o Senhor! E eis o que Ele me falou…
Pelo dia afora as Irmãs se revezam em Adoração ao Santíssimo Sacramento, alternando os seus trabalhos com o ritmo da oração pessoal.
À noite igualmente se alternam, revezando-se de hora em hora, para fazer companhia a Jesus Sacramentado e rezar por toda a humanidade.
Uma ou outra Irmã atravessa o claustro, com seu hábito remendado, e pressurosa dirige-se para a lavanderia, horta ou jardim. Não falta trabalho na vinha do Senhor.
Artesanatos dos mais variados, costura, secretaria…
Tudo com o amor de quem serve ao Senhor!
O rico silêncio da vida monástica, a energia que é poupada da tagarelice, do barulho , flui em oração, estudo e trabalho
Conheça um pouco sobre nós…
A nossa identidade:
Fundada pelo Seráfico Patriarca São Francisco de Assis e por sua fiel discípula e plantinha Santa Clara, pertencemos ao segundo ramo da vasta Família Franciscana, e somos conhecidas na Igreja por ORDEM DE SANTA CLARA, ou IRMÃS CLARISSAS.
A nossa Forma de Vida:
Professamos os Conselhos evangélicos de pobreza, castidade e obediência, segundo o carisma de altíssima pobreza inspirado pelo Senhor aos nossos Santos Fundadores.
A Tradição histórica confere ainda da Ordem das Clarissas a peculiaridade de professar o Voto de Clausura perpétua, entendido como dimensão esponsal de nossa espiritualidade franciscana.
A nossa Vida Litúrgica:
A Clarissa respira ao ritmo da Liturgia da Santa Igreja. Desde o amanhecer entoa os louvores do Senhor, através da Salmodia (Oficio Divino) que são as sete horas canônicas celebradas pela Igreja pelo dia afora.
A Santa Missa, ápice de nossa vida claustral, litúrgica e pessoal, é celebrada todos os dias. Nela a Clarissa une suas orações à de todos os homens e mulheres, suas alegrias e tristezas, esperanças e sofrimentos.
A clarissa leva em seu coração toda a humanidade, através de sua oração constante e perpétua, revezando-se dia e noite em adoração perpétua a Jesus Sacramentado.
O nosso trabalho:
A nossa vida de oração está entrelaçada com a vida de trabalho, de modo que a Clarissa santifica todo o seu dia, entregando-se a Deus mesmo no desempenho das tarefas mais simples, até aquelas que exigem maior concentração.
Dedicamo-nos à confecção de círios pascais, imagens em gesso, cartões em pergaminho, paramentos litúrgicos, serviços de administração interna, além de todos os serviços caseiros, que são semanalmente revezados entre as Irmãs.
O nosso acolhimento:
A vida claustral não separa a Clarissa do mundo. Antes , reservando-a para Deus só, afina os ouvidos de sua alma e de seu coração para fazer pulsar em uníssono o seu coração com o de toda a humanidade. Reservada para Deus, a Clarissa, como Maria ao lado de seu Filho, assume para si a maternidade espiritual de todos os seus filhos. A grande Família Humana se torna a Família de cada Clarissa.
O locutório é um espaço igualmente reservado para recolher dos lábios dos mais aflitos as tristezas e dissabores que desejam compartilhar ou ainda as alegrias recebidas de Deus.
O locutório, local de atendimento, permanece aberto o dia todo para aqueles que desejarem também fazer e uma visita às Irmãs e conhecê-las melhor.
O Mosteiro Maria Imaculada está ligado à Custódia do Sagrado Coração de Jesus, com sede em São José do Rio Preto-SP. O mosteiro foi criado em 1999 à pedido do então Custódio Frei Irineu Andreassa,ofm (atual bispo de Ituiutaba-MG). Para este fundação fizeram parte 14 Irmãs, ficando à frente como vigária Ir. Marlene e mestra de noviciado Ir. Francis Maris. Em 2011 saiu um grupo de irmãs para refundar o Mosteiro de Lages-SC à pedido do bispo local que era Dom Irineu Andreassa,ofm. Atualmente nosso mosteiro conta com 16 irmãs entre professas, junioristas, noviça e postulantes.
Nossos trabalhos artesanais: velas, círios pascais, restauração de imagens, arranjos natalinos, cartões e jogos de altar. Tudo feito em espirito de oração e com alegria franciscana.
Rezamos todas as horas do Ofício Divino e temos Missa conventual todos os dias; há adoração diurna e noturna. Temos momentos de meditação, hora espiritual e recreio. Todos os trabalhos caseiros são feitos por nós mesmas.
Ser Clarissa hoje é um abraçar o projeto evangélico nas pegadas de São Francisco e Santa Clara de Assis, sendo sinal no claustro para o mundo inteiro.